INFRAESTRUTURA I: Para Ocepar, nova ferrovia deve reduzir custos e aumentar a competitividade

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As entidades que compõem o Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, entre elas a Ocepar, ficaram satisfeitas com o resultado da reunião ocorrida nesta segunda-feira (05/11), em Curitiba, com o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. Na oportunidade, ele anunciou que a licitação para a construção de uma nova ferrovia ligando Cascavel a Paranaguá deve ser aberta até o final do segundo semestre de 2013 e que a obra deverá ser iniciada em 2014. A medida atende à reivindicação do Fórum Futuro 10, cujos representantes vinham vinha discutindo com o governo federal as melhores alternativas de transporte ferroviário que permitam fazer o escoamento da produção de forma mais eficiente e viável economicamente, desde que foi lançado o Programa de Investimentos em Logística, no último mês de agosto.

Participação - “Ao longo desse período, a Ocepar participou tecnicamente dos debates sobre o tema por meio do nosso superintendente adjunto, Nelson Costa, do nosso gerente técnico Flávio Turra e de sua equipe. A ferrovia normalmente é uma alternativa de transporte mais barata e esse novo trecho deverá contribuir para reduzir os custos. Os agricultores são bastante eficientes da porteira para dentro. Mas, da porteira para fora, tem que arcar com gargalos de infraestrutura que encarecem o escoamento da produção. Hoje, o pedágio representa de 5% a 8% do valor gasto com o transporte de grãos das regiões oeste e norte até o porto de Paranaguá. Com a nova ferrovia, vamos ganhar em competitividade e o agricultor poderá aumentar sua renda”, disse o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski. 

 

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