INFRAESTRUTURA I: Pacote de portos e aeroportos sairá ainda neste mês, diz Figueiredo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, reafirmou nesta quinta-feira (13/09) que o pacote de concessões de portos e aeroportos sairá até o fim deste mês. “A determinação da presidente Dilma é a de ouvir todos os segmentos para formar esse novo modelo. Estamos em fase de discussão interna do programa”, disse Figueiredo, após reunir-se com empresários do setor de logística na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Capacidade portuária - Recentemente, Figueiredo afirmou que a prioridade do pacote é gerar capacidade portuária para atender a demanda até 2030. Em agosto, ele visitou pessoalmente três portos europeus para conhecer seus modelos de gestão: Rotterdam (Holanda), Antuérpia (Bélgica) e Hamburgo (Alemanha).

Projetos - De acordo com ele, a equipe do governo quer reduzir o intervalo de tempo entre a elaboração dos projetos e o início, de fato, das obras. E disse que os projetos que serão desenhados pela EPL trarão prazo mais curto neste sentido. “Hoje em dia demora-se dois anos entre estudo do projeto e a abertura da licitação, em média. Esperamos que, com esse trabalho novo, quando os projetos tiverem autorização para serem executados já estarão prontos”.

Ferrovias e rodovias - Figueiredo reafirmou ainda que todas as concessões previstas pelo governo para rodovias e ferrovias sairão até o fim de 2013. As primeiras começarão a sair no primeiro semestre, a partir de março.

Debates - Na reunião da manhã desta quinta-feira entre Bernardo e empresários foram debatidas questões de operacionalização do novo modelo, tributação e novas medidas para reduzir a burocracia no setor de logística. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados