INFRAESTRUTURA: Fórum Futuro 10 levará pauta à bancada federal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, iniciativa do grupo GRPCom que congrega 14 organizações e entidades de classe do estado, vai se reunir, na segunda quinzena de outubro, com ministros e a bancada federal em Brasília para reforçar a necessidade de investimentos na área de infraestrutura no estado. A intenção é elaborar uma pauta de obras prioritárias, com projetos que possam ser encaixados na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012 e no Plano Plurianual (PPA) nos próximos quatro anos. A reunião deve ter a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do governador Beto Richa.

 

Gargalos - Nos últimos meses, representantes do Fórum se reuniram com Infraero, Porto de Paranaguá, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e secretarias de Estado para levantar gargalos de infraestrutura que comprometem o desenvolvimento do estado. Entre as prioridades está o Porto de Paranaguá, que precisa de investimentos de pelo menos R$ 2,5 bilhões, mas também há pedidos nas áreas de ferrovias, rodovias e aeroportos.

 

Desenvolvimento - O Fórum, que nasceu há seis anos, tem como objetivo reunir sociedade civil e governos em prol do desenvolvimento do Paraná. A primeira fase, ocorrida em 2005, contou com a participação de 5 mil lideranças regionais. Na etapa atual, o Fórum elegeu como temas prioritários infraestrutura, educação, ética na gestão pública, empreendedorismo e inovação. (Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados