INFRAESTRUTURA: Acesso ao Contorno de Castro alcança 73% de conclusão

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As obras de pavimentação de 2,6 quilômetros e do viaduto no entroncamento da PR-090 com a PR-340, em Castro, na região dos Campos Gerais, alcançaram 73% de execução no começo deste ano. A conclusão está marcada para o primeiro semestre deste ano, se o tempo colaborar.

Investimento - O investimento total do Governo do Estado é de R$ 14,7 milhões e está inserido no programa estratégico rodoviário que conta com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nova proposta - As obras marcam uma nova proposta de escoamento da produção agrícola dessa região, marcada pela produção leiteira e de grãos. O viaduto e a nova rodovia também são parte do começo da nova ligação que acontecerá com a implementação do Contorno Norte de Castro, ligando a PR-090 diretamente à PR-151 (em direção a Ponta Grossa ou São Paulo) em um novo acesso. Castro é um dos nove municípios paranaenses com Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) superior a R$ 1 bilhão.

Escoamento - “É uma obra muito importante para um município que precisa de novos caminhos de escoamento. Por um lado, inicia a modernização da PR-090 com um pequeno trecho pavimentado na entrada do futuro Contorno Norte, e do outro dá mais segurança ao trânsito que flui entre a PR-090 e a PR-340”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “É uma região onde transitam milhares de caminhões da Castrolanda, da Cargill, da Evonik Degussa e de diversas empresas menores todos os dias”.

Pavimentação - A pavimentação já está praticamente concluída, inclusive com uma rotatória perto do pátio de caminhões da Cargill. As obras contaram com alargamento da pista, terraplanagem e asfalto com base, sub-base e CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), além de novos dispositivos de drenagem. A velocidade projetada para a pista é de 60 km/h.

Viaduto - Os trabalhos no viaduto com vão-livre de 5,5 metros, 30,6 metros de comprimento e 17,6 metros de largura (faixa de rolamento e faixa de acostamento) se concentram na instalação das vigas transversais. O modelo prevê quatro alças de retorno para gerar segurança em um ponto que registra trânsito de mais de mil veículos/dia em horários de pico – a pavimentação em três delas ainda não começou e a quarta será erguida no local onde atualmente flui o tráfego.

Iluminação - A intervenção ainda prevê iluminação e melhorias ambientais na rodovia como um todo. As obras começaram em janeiro de 2019.

Importante - “É uma intervenção bem importante para a região dos Campos Gerais porque prevê uma grande reestruturação do escoamento da produção e leva pavimentação de qualidade para a PR-090, que ainda tem diversos quilômetros com pavimento em situação muito primária”, ressaltou o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti. “Estamos construindo um legado duradouro para esse ponto, conhecido como Cruzo”.

Outros investimentos - Ele também destacou que Castro recebe outros investimentos. São 8,6 quilômetros de asfalto entre a sede do distrito de Socavão e a região do Pinheirão. Com grande fluxo de caminhões, que atendem indústrias mineradoras e a produção leiteira e agrícola da região, a estrada do distrito ainda é marcada pela poeira e buracos. A CCR Rodonorte executa na entrada da cidade o viaduto de acesso à PR-340, dentro do acordo de leniência firmado com o Ministério Público Federal.

Contorno Norte - Neste mês também foi assinada a ordem de serviço para a execução do Contorno Norte de Castro. O investimento de R$ 78.978.622,85 é parte do convênio do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ajudará a tirar o fluxo pesado de caminhões do Centro da cidade.

Conexão - A implantação do Contorno Norte de Castro conectará as rodovias PR-151 e PR-090 com aproveitamento parcial de estradas vicinais. A extensão será de 15,62 quilômetros e o projeto inclui um viaduto sobre a PR-151 com 27 metros de extensão e uma ponte sobre o Rio Iapó com 320,6 metros de extensão e 14 metros de largura.

Interseção - Haverá, ainda, uma interseção em nível no entroncamento com a PR-090, uma rotatória no acesso a Castrolanda e um trecho de 2,5 quilômetros com terceira faixa. O prazo de execução será de 24 meses. O consórcio responsável pela obra é o Bandeirantes/Gaissler.

Tráfego - Segundo o projeto, cerca de 55% do tráfego da PR-340 poderá ser desviado para o Contorno Norte a partir da sua conclusão. As obras preveem sinalização, drenagem, desapropriações, cercas, dispositivos de segurança e um amplo programa de recuperação ambiental. A velocidade máxima para todo trecho será de 80 km/h, com uma faixa de rolamento de 3,6 metros por sentido e acostamentos de 2,5 metros para cada lado.

Nível - O viaduto da PR-151 manterá a rodovia em mesmo nível, mas os acessos serão executados em desnível para quem deseja acessar o contorno vindo de Piraí do Sul ou para retorno de quem vem de Ponta Grossa. Todas as pistas terão faixas de segurança e os primeiros quilômetros contarão com pista dupla. A ponte possuirá acostamento e sete pilares sobre o leito do rio.

Castrolanda - A interseção na Castrolanda será executada em formato de relógio (rotatória), com acesso à cooperativa e à PR-090, e o contorno se encerra no Pátio de Triagem da Cargill. O projeto executivo da Engemin foi financiado pela Castrolanda, Cargill e Evonik Degussa, com investimento aproximado de R$ 1,2 milhão. (Agência de Notícias do Paraná)

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