INFRA-ESTRUTURA: Seab apóia acesso de cooperativas à energia de baixo custo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Seab - Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná vai buscar uma solução para que os avicultores associados das cooperativas de eletrificação rural - consumidores da energia elétrica fornecida pelas suas cooperativas - também se beneficiem do desconto pelo uso noturno da energia, a exemplo dos consumidores da Copel. Na tarde de ontem (20/05) o diretor geral da Seab, Herlon G. Almeida, recebeu em audiência o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o presidente da Fecoerpa - Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Paraná, Edvino Schadeck; e outros diretores da federação com o objetivo de buscar uma solução definitiva ao problema, que vem sendo discutido na esfera do governo há vários meses.

Igualdade de tratamento - O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, afirmou que a reunião foi muito positiva e acredita num desfecho favorável. "Nós buscamos igualdade de tratamento dos avicultores que consomem energia elétrica fornecida pelas cooperativas de eletrificação rural com os consumidores de outras concessionárias. A redução do custo da energia consumida à noite é um programa de governo muito importante, pois permite economia no consumo da energia utilizada num horário de baixíssimo consumo. Com isso ganham os agricultores, ganha a concessionária, ganha o estado e ganha a agricultura". Ricken disse que essa redução do custo da energia, que já beneficia a avicultura e a irrigação noturna, pode ser estendida a outros setores da agropecuária.

Aceno positivo - O presidente da Fecoerpa, Edvino Schadeck, afirmou que o aceno da Seab de que é possível achar uma solução é uma esperança, mas o setor precisa de uma resposta rápida. Segundo Schadeck, a energia noturna representa cerca de 30% do consumo da propriedade, sendo que se o associado tiver esse benefício, que termina em 31 de dezembro de 2010 (final do governo Requião), os produtores terão um bom benefício. "Só que está difícil de ter esse benefício. Estamos lutando para que se ache um bom termo. Temos expectativa de que aconteça", frisou. Hoje há cerca de 500 aviários de associados das cooperativas de eletrificação rural candidatos ao benefício da redução do custo no horário noturno (entre 21 e 6 horas).

Conteúdos Relacionados