IMPACTO DO PEDÁGIO NO AGRONEGÓCIO

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A atitude do secretário dos Transportes, Wilson Justus Soares, em acatar a sugestão da Ocepar e Faep de constituir uma comissão para estudar uma forma de aliviar o impacto do custo de pedágio sobre produtos e insumos agrícolas foi considerada positiva pelos presidentes das duas instituições. A tabela seguinte, fruto de um estudo elaborado pela Ocepar e Faep, mostra com clareza a diferença de impacto entre os diferentes produtos, acabando por onerar os produtos do agronegócio, que não são formadores de preços, mas tomadores. O secretário já alertou que, teoricamente, é impossível diferenciar tarifas, uma vez que há contrato assinado entre governo e concessionárias de rodovias. Mas se dispôs a buscar outra forma de compensar as perdas.

Tabela 1 - Impacto do pedágio sobre os preços de produtos industriais, agrícolas e insumos.

Mercadorias transportadasTrechos PercorridosNúmero de pedágiosCusto do pedágio x preço do produto (%)
AutomóveisCuritiba - Foz - Curitiba90,06
GeladeirasCuritiba - Foz - Curitiba90,23
TelevisoresCuritiba - Foz - Curitiba90,25
CalcárioCuritiba - Foz 952,90
SojaCuritiba - Foz - Curitiba93,17
MilhoCuritiba - Foz - Curitiba95,90
AutomóveisMaringá - Paranaguá - Maringá70,05
GeladeirasMaringá - Paranaguá - Maringá70,18
TelevisoresMaringá - Paranaguá - Maringá70,20
CalcárioCuritiba - Maringá733,90
SojaMaringá - Paranaguá - Maringá72,52
MilhoMaringá - Paranaguá - Maringá74,68

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