IMPACTO DO PEDÁGIO NO AGRONEGÓCIO
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A atitude do secretário dos Transportes, Wilson Justus Soares, em acatar a sugestão da Ocepar e Faep de constituir uma comissão para estudar uma forma de aliviar o impacto do custo de pedágio sobre produtos e insumos agrícolas foi considerada positiva pelos presidentes das duas instituições. A tabela seguinte, fruto de um estudo elaborado pela Ocepar e Faep, mostra com clareza a diferença de impacto entre os diferentes produtos, acabando por onerar os produtos do agronegócio, que não são formadores de preços, mas tomadores. O secretário já alertou que, teoricamente, é impossível diferenciar tarifas, uma vez que há contrato assinado entre governo e concessionárias de rodovias. Mas se dispôs a buscar outra forma de compensar as perdas.
Tabela 1 - Impacto do pedágio sobre os preços de produtos industriais, agrícolas e insumos.
Mercadorias transportadas | Trechos Percorridos | Número de pedágios | Custo do pedágio x preço do produto (%) |
Automóveis | Curitiba - Foz - Curitiba | 9 | 0,06 |
Geladeiras | Curitiba - Foz - Curitiba | 9 | 0,23 |
Televisores | Curitiba - Foz - Curitiba | 9 | 0,25 |
Calcário | Curitiba - Foz | 9 | 52,90 |
Soja | Curitiba - Foz - Curitiba | 9 | 3,17 |
Milho | Curitiba - Foz - Curitiba | 9 | 5,90 |
Automóveis | Maringá - Paranaguá - Maringá | 7 | 0,05 |
Geladeiras | Maringá - Paranaguá - Maringá | 7 | 0,18 |
Televisores | Maringá - Paranaguá - Maringá | 7 | 0,20 |
Calcário | Curitiba - Maringá | 7 | 33,90 |
Soja | Maringá - Paranaguá - Maringá | 7 | 2,52 |
Milho | Maringá - Paranaguá - Maringá | 7 | 4,68 |