IMÓVEL RURAL: Preço da terra volta a subir no país

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os preços das terras voltaram a registrar valorização nominal no país no início de 2009, segundo levantamento realizado pela AgraFNP divulgado ontem. Segundo a consultoria, no bimestre janeiro-fevereiro o valor médio do hectare alcançou R$ 4.373, ante os R$ 4.330 apurados no último bimestre de 2009, quando houve retração em relação aos dois meses imediatamente anteriores.

Surpresa -  Em comunicado, Jacqueline Bierhals, analista do mercado de terras da AgraFNP, afirmou que o resultado surpreendeu, tendo em vista os reflexos do aprofundamento da crise financeira global, sobretudo o estrangulamento do crédito. Conforme sua análise, verificou-se a retomada do interesse de compradores de terras para grãos e cana-de-açúcar, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. "Apesar da situação das principais economias mundiais ainda ser muito delicada, no Brasil a valorização do dólar trouxe melhores perspectivas de rentabilidade aos produtores, colocando-os de novo em condições de investirem em terras, ainda que essas condições sejam pontuais e muito mais frágeis que as dos grandes investidores internacionais", diz Jacqueline no comunicado.

Preço médio - Ainda assim, vale realçar que, em termos reais, descontando-se a inflação do intervalo, o preço médio praticado em janeiro-fevereiro foi 1,7% mais baixo. Nos últimos 36 meses, mostra a AgraFNP, a valorização nominal acumulada das terras chega a 42,7%, enquanto o ganho real, descontada a inflação, é de 6,5% ao ano. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados