GUARAPUAVA: Programa vai fomentar a integração floresta, pecuária e agricultura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sindicato Rural de Guarapuava, a Cooperativa Agrária, a Golden Tree Reflorestadora, a Santa Maria Cia. de Papel e Celulose e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promovem nesta quinta-feira (06/05), às 19 horas, palestra de lançamento do Programa de Desenvolvimento Florestal, no anfiteatro do Sindicato, localizado na Rua Afonso Botelho, 58, Trianon, em Guarapuava.

Especialista - A palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho, especialista em Sistema Agrossilvipastoril. Após a palestra, serão agendados cursos com aulas teóricas e práticas, visando plantios comerciais e a integração floresta, pecuária e agricultura. Segundo Francio Filho, o programa é uma grande oportunidade de alternativa de renda para agricultores e pecuaristas de Guarapuava e visa um maior rendimento da terra. "Hoje a diversificação é o sucesso do agronegócio", observa.

Novo - Para o sócio-proprietário da Golden Tree, Luiz Carlos Valtrin, a integração floresta-pecuária-agricultura consegue, ao mesmo tempo, conservar os recursos naturais, fixar o homem no campo e aumentar com sustentabilidade a produtividade agrícola e pecuária. "O consórcio é algo novo, fala-se muito em integração lavoura-pecuária, mas estamos vivendo um novo tempo, agora também com floresta", destaca.

Agrária - O Departamento Florestal da Cooperativa Agrária, outra parceira do evento, desenvolve um programa de fomento florestal voltado para eucalipto para energia. "Por isso temos interesse neste desenvolvimento florestal e somos parceiros nesta iniciativa", destaca André Spitzner.

Em consonância - Para o professor de silvicultura do curso de Agronomia da Unicentro, Luciano Farinha, o programa proposto pelo Sindicato e entidades parceiras vem ao encontro dos trabalhos que vêm sendo executados na universidade. "Desenvolvemos dissertações de mestrado nos programas de Agronomia e Ciências Florestais, com acompanhamento do crescimento de florestas nativas e plantadas, com associações (sistemas agrossilvipastoris), além de estudos de avaliação de biomassa e fixação de carbono em ecossistemas florestais", conta.

Parceria - A Santa Maria Cia. de Papel possui um programa de parceria florestal por isso também abraçou a idéia. "Consideramos fundamental a importância da disseminação dessa cultura para que as pessoas entendam como funciona a poupança verde, que além de ser um negócio, também considera o fator ambiental", observa o coordenador de Parceria Florestal, Junior Pedro Bertoldi.

Importância - Para o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, essa nova proposta de integração floresta-agricultura- pecuária é de grande importância para os produtores associados do Sindicato Rural, porque vai proporcionar uma nova e complementar atividade ao negócio tradicional, resultando em cuidado do meio ambiente, diversificação e renda.

Público -  A palestra é gratuita, direcionada a produtores rurais, pecuaristas, cooperativas, entidades, órgãos públicos do setor, investidores e estudantes da área. (Imprensa Sindicato Rural Guarapuava)

Conteúdos Relacionados