Guarapuava ganha central de comercialização

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma central de comercialização de produtos artesanais, coloniais e agroindustralizados será inaugurada às nesta terça-feira (17), em Guarapuava, pelo vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti. Com o slogan "Produtos da Terra, Produtos da Gente", a central visa fortalecer as atividades agropecuárias exercidas por agricultores familiares do município, garantindo a geração de trabalho, de renda e melhorando a qualidade de vida destas famílias. Implantada com apoio do governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, a central irá funcionar em terreno repassado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná - Codapar, em parceria com a Cooperativa Agrária Mista de Micros e Pequenos Produtores de Guarapuava e Região - Coomicro. "Este espaço esteve abandonado nos últimos anos e se encontra num ponto estratégico da BR 277 (km 348). A partir de agora, além de servir de referência das parcerias que consolidaram na central, para outros municípios do Estado, poderá se tornar um atrativo para os que trafegam pela rodovia", afirma o diretor presidente da Codapar, Ney Caldas.

Agricultura Familiar - Com um perfil econômico calcado na agricultura, pecuária de corte e agroindústria; a região de Guarapuava hoje ocupa o segundo lugar do PIB agropecuário do Paraná, sendo a maior produtora de erva-mate e carvão ativado da América Latina, e segunda maior produtora de malte.
Para representar um importante contingente de agricultores familiares que atuam na região, foi criada em 1998 a Cooperativa Agrária Mista de Micros e Pequenos Produtores de Guarapuava e Região - Coomicro, unindo 26 associações de produtores. A entidade promove compras de insumos, a comercialização regulamentada de ovos e frangos caipira, alho, feijão, balas e doce de banana, com destaque para o conhecido Cogumelo do Sol (Agaricus Blazei), com propriedades medicinais e nutritivas, exportando 99% da produção.

Conteúdos Relacionados