GRUPO DE TRABALHO: Mapa decide adiar a divulgação da IN para soja

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Não será publicada uma Instrução Normativa sem uma ampla discussão sobre a regulamentação dos Padrões de Identidade e Qualidade da Soja (PIQ Soja)”, disse o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Gomes de Souza, nesta quarta-feira (24/8). A declaração foi feita ao Grupo de Trabalho formado por técnicos do Sistema OCB/Sescoop que entregou um documento solicitando a não publicação da IN que regulamentará o PIQ Soja. O analista técnico e econômico Robson Mafioletti representou o Sistema Ocepar na reunião.

Impactos - Para o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Gabriel Alves Maciel, não se pode ter uma instrução normativa para fragilizar os produtores. “Temos ciência de que a aprovação desta IN, diante da ausência de estudos suficiente de impactos, trará sérios prejuízos ao produtor rural e suas cooperativas”, disse o gerente de Apoio e Desenvolvimento em Mercados, Evandro Ninaut. Segundo ele, a não inclusão de algumas sugestões do sistema cooperativista e do setor produtivo poderá transformar o regulamento em barreira técnica à comercialização desta commodity, diminuindo, ainda mais, a rentabilidade do sojicultor.
 
Documento - O documento entregue ao secretário-executivo foi elaborado pelo Grupo de Trabalho, formado por representantes do Sistema Cooperativista e da CNA. As propostas foram discutidas previamente com os técnicos do Mapa. Participaram ainda da reunião cerca de 20 pessoas, entre técnicos da OCB, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Márcio Portocarrero e representantes de cooperativas do Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná. Mais informações sobre o documento podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Com informações do Informe OCB)

Conteúdos Relacionados