GRIPE SUÍNA II: Mapa reforça uso da denominação gripe AH1N1

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, pediu nesta terça-feira (5/05), em audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, apoio a parlamentares para reforçar o uso do nome da gripe AH1N1, escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele falou a parlamentares das comissões de Defesa do Consumidor, da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e da Seguridade Social e Família.

Providências - As declarações feitas na audiência, da qual também participam representantes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), relataram as providências que estão sendo tomadas para o enfrentar uma possível propagação da gripe em território nacional. Kroetz reforçou que não há evidências, até o momento, de que o vírus tenha origem em animais ou infectado os suínos, antes ou depois de casos registrados em seres humanos.

 

Precauções - Inácio Kroetz enumerou as ações que o Mapa vem adotando como medida de precaução, entre as quais centralizar a autorização de importação de suínos e material de reprodução, o reforço da fiscalização em portos, aeroportos e postos nas fronteiras, pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O Ministério da Agricultura integra do Gabinete Permanente de Emergência, que vem tratando diariamente do assunto. Kroetz assumiu o compromisso público de informar imediatamente à população, caso seja diagnosticado o vírus em animais no Brasil. (Mapa)

Conteúdos Relacionados