GOVERNO MINEIRO INCENTIVA O ALGODÃO
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os produtores de algodão de Minas Gerais já estão recebendo cerca de 9% mais no preço do produto, graças ao acordo de cooperação comercial assinado entre o Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem de Minas Gerais e a Amipa - Associação Mineira dos Produtores de Algodão. O acordo foi coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e visa repassar ao cotonicultor parte dos ganhos que o setor industrial recebeu com a redução da alíquota de ICMS de 12% para 7%.
Visão estratégica - Ao promover esse acordo, o Governo de Minas, através da Secretaria de Agricultura, está incentivando a retomada da produção, com perspectiva de que, dentro de três anos, o Estado atinja a auto-suficiência, explicou o secretário de Agricultura, Paulino Cícero de Vasconcellos. Minas já teve uma expressiva participação na produção de algodão do País, inclusive com excedente exportável, sendo que, a área plantada, somente no Norte de Minas, já chegou aos 160 mil hectares. Porém, a partir do início dos anos 90, iniciou-se um processo de decadência que teve, entre outras causas, a abertura do mercado ao produto externo, sem a devida preparação do produtor local, as dificuldades de crédito e a incidência de pragas, especialmente o bicudo.
Política estadual - Minas Gerais produz somente cerca de 20% das 150 mil toneladas de algodão em pluma de que sua indústria necessita. A área plantada é de 38 mil hectares, sendo 25 mil hectares no Noroeste, Alto Paranaíba e Triângulo, onde a produtividade chega a 250 arrobas por hectare, e o restante no Norte do Estado, que produz cerca de 80 arrobas por hectare. A cadeia produtiva do algodão gira, no Brasil, em torno de US$ 22 bilhões, dos quais, o segmento em Minas responde por cerca de 22%. As secretarias de Agricultura, Fazenda Indústria e Comércio, em conjunto com a Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, estão elaborando um programa de política estadual de incentivo à cadeia produtiva do algodão. O objetivo desse programa será o de propiciar mecanismos para o crescimento da cotonicultura e possibilitar a atração de novos empresários para o setor.