FUTUROS II: BMeF lança novo contrato de soja

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A meta era lançar o novo contrato futuro de soja com liquidação financeira até o fim do primeiro trimestre do ano, mas a BM&FBovespa informou ontem que a primeiro dia de negociação do novo papel está marcado para 27 de janeiro. No dia seguinte, passarão a ser negociados os contratos de opção de compra e venda sobre futuro de soja. Para todos os casos, os contratos serão cotados em dólar americano, com tamanho de 450 sacas, o equivalente a 27 toneladas.

Paranaguá - Em recente entrevista ao Valor, o diretor de commodities da bolsa, Ivan Wedekin, antecipou que a formação de preços dos contratos será no corredor de exportação do porto de Paranaguá e que a liquidação dos papéis será com base no indicador de preços da soja elaborado pelo Cepea/Esalq. "Foram os próprios agentes do mercado que solicitaram à bolsa que fosse criado um contrato de soja com liquidação financeira após verem o resultado positivo que o milho financeiro obteve", disse Wedekin.

Liquidez - A "financeirização" dos contratos de commodities agropecuárias foi a maneira encontrada pela bolsa para dar uma injeção de liquidez no mercado e é apontada como tendência para esse mercado. A solução, existente apenas no Brasil, permite que os operadores driblem a barreira tributária, uma vez que cada Estado tem uma tarifa diferente de ICMS para as commodities. Eram exatamente essas diferenças que afastavam os interessados de operar na bolsa. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados