FRUTICULTURA: Agricultura familiar é o tema central da Frutal 2007

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O agronegócio brasileiro é responsável por cinco milhões de propriedades rurais, gerando 35% de empregos e 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, destacando-se, ainda, como a principal fonte de divisas internacionais. Muita gente já se deu conta da importância do segmento primário para a economia nacional. O que poucos sabem é que a agricultura familiar tem papel de destaque neste cenário. A agricultura familiar engloba 4,2 milhões de estabelecimentos e representa 84% dos estabelecimentos rurais do Brasil, empregando 70% da mão-de-obra do campo, afirma Euvaldo Bringel Olinda, presidente do Instituto Frutal.

Inclusão - Diante da importância dos pequenos produtores, a agricultura familiar será o tema principal da 14ª Semana Nacional de Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2007). A evolução desta edição da Frutal é exatamente promover a inclusão social, focada especialmente naqueles que compõem a cadeia da agricultura familiar, afirma Bringel. A Frutal deste ano acontecerá de 10 a 13 de setembro, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza.

Programação - A feira contará com 10 cursos e 19 palestras, além de eventos paralelos, painéis, seminários, reuniões e lançamentos de livros e produtos. Assuntos como gestão de agronegócios, produção orgânica de hortaliças, fertirrigação, análise de solos para adubação, produção de alimentos, agronegócio e responsabilidade social serão levantados durante os quatro dias de feira. Nesta edição, um dos destaques é o curso sobre o plantio de hortaliças em campo fechado, técnica que vem sendo aplicada com êxito na Europa e que o grupo espanhol de Andaluzia apresentará durante a Frutal 2007. A programação completa da Frutal 2007 encontra-se no site: www.frutal.org.br/frutal2007/ (Diário do Nordeste)

Conteúdos Relacionados