FRÍSIA: Desenvolvimento de tecnologia, inovação e futuro da alimentação são tratados no primeiro dia da Digital Agro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A abertura oficial da Digital Agro 2022, principal evento de tecnologia e inovação para o agronegócio do Brasil, teve a abertura oficial nesta terça-feira (12/07), com importantes nomes para discutir o segmento. O tema que norteia esta edição é “AgroRevolution: do campo à mesa” e ao longo de três dias palestrantes de diversos setores e companhias globais irão discutir e apresentar o atual cenário e a perspectiva para a cadeia produtiva. O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o coordenador-geral de Tecnologias Digitais do governo federal, Guilherme Corrêa, prestigiaram a solenidade de abertura.

Orgulho - “Para Frísia é um orgulho promover o evento na capital do estado do Paraná. Queremos que esta edição seja especial para todos, que seja uma oportunidade para discutirmos e vermos o futuro do agronegócio. Tentar enxergar o futuro é importante para antever os movimentos e traçar estratégias. Que todos os visitantes possam voltar para casa pensando em como enfrentar as dificuldades e aproveitar as oportunidades”, afirma Renato Greidanus, presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, organizadora do evento.

Revolução agrícola - Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), destacou que o digital é uma das quatro pernas da revolução agrícola do mundo e que, para se destacar, é preciso acelerar o processo e apoiar todos que buscam novas soluções. “Nós precisamos dar força para esse movimento, que a Frísia e outras entidades fazem, de estimular o desenvolvimento de soluções que ajudem a gente a verdadeiramente ter uma agricultura, uma pecuária, uma produção de madeira plenamente sustentável e de alto resultado econômico. Mas mostrando uma cara de sempre se renovar no tempo, que é o conceito mais moderno de ser sustentável”, afirma Ortigara.

Desenvolvimento conjunto - Durante seu discurso, José Roberto Ricken, presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Sistema Ocepar), afirmou que não faz mais sentido falar em urbano e rural, e sim em desenvolvimento conjunto e aproveitou a oportunidade para anunciar que as cooperativas cresceram 25% no último semestre, se comparado com o mesmo período de 2021, chegando à receita de R$ 90 bilhões. “Neste período, nós geramos para os produtores associados às cooperativas no primeiro semestre o equivalente a R$ 4 bilhões em sobras. Esse recurso não vai para outro país, ele fica na origem e é reinvestido”, afirma.

Inovação e tendências - Após a solenidade de abertura Maurício Schneider aprofundou conceitos de inovação, tendências e abriu a discussão de como se preparar para o futuro. O primeiro dia contou também com a presença de Rob Trice, sócio-fundador da Better Food Ventures, que palestrou sobre a mudança de alimentação mundial, e de Fabio Neto, sócio da YAMO, que falou sobre os desafios da inovação nas empresas. Os presidentes das cooperativas do Paraná também fizeram no evento a abertura do Fórum dos Presidentes, que discutirá a importância das alianças estratégicas no cooperativismo.

Programação - O segundo dia (13/07) do evento contará com as palestras de Alexandre Nepomuceno, pesquisador da Embrapa; Felipe González, líder de desenvolvimento de negócios da Bushel na América do Sul; Shane Thomas, analista da Upstream; Guilherme Raucci, gerente global de sustentabilidade digital da Syngenta; e Eduardo Bastos, CEO da MyCarbon, empresa subsidiária da Minerva Foods que atua no desenvolvimento e na comercialização de crédito de carbono.

Último dia- No último dia (14), o evento terá apresentações de Melissa Carmichael, vice-presidente de Estratégia e Inovação do Bremer Bank; Piero Franceschi, sócio e chefe de crescimento da StartSe; Luiz Serafim, head de Brand e Communication da 3M; e Peter Kronstrom, head do Instituto Copenhagen.

Expositores - Além de mais de 20 horas de conteúdo, quem visitar a quinta edição da Digital Agro poderá conferir novidades de mais de 40 expositores, rodadas de investimentos em startups, arena de pitch, espaço dedicado a startups e uma área externa de demonstração de produtos.

Formato híbrido - A Digital Agro, que ocorre no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba (PR), está acontecendo no formato híbrido e os ingressos podem ser adquiridos no site digitalagro.com.br. O evento é o principal do segmento do Brasil, com a realização da Frísia Cooperativa Agroindustrial, coorganização da StartSe e apoio da Fundação ABC.

SERVIÇO

Digital Agro 2022

Quando: 12 a 14 de julho

Local: Centro de Eventos Positivo, Curitiba (PR), e plataformas StartSe

Ingressos: digitalagro.com.br

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2021 produziu mais de 290 milhões de litros de leite, 895 mil toneladas de grãos, 89 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 971 cooperados e 1.176 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Imprensa Frísia)

Conteúdos Relacionados