FÓRUM FINANCEIRO E DE MERCADO II: Professor da USP propõe nova estrutura de financiamento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma nova estrutura de financiamento agropecuário - na qual os produtores rurais teriam CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) - com mecanismo de alavancagem das carteiras de crédito e mais subsídios ao produtor e ao seguro de renda.  É a proposta do professor Guilherme Dias, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), para a modernização das operações de crédito e custeio no campo.

Detalhamento - Em palestra no Fórum Financeiro e de Mercado realizado nesta sexta-feira (26/06), em Curitiba, Dias detalhou as medidas fundamentais do sistema que propõe. Para o professor, a nova estrutura teria uma Central com informações sobre os produtores e operadores de crédito, o que diminuiria riscos e daria condições para a redução do spread bancário e dos juros dos empréstimos. "Um Fundo de Alavancagem, com recursos do orçamento da União, garantiria operações mais seguras. Os bancos, tradings e cooperativas de crédito passarão por uma avaliação de desempenho", relata.

Transição - De acordo com Dias, o processo de transição para um novo sistema de financiamento se daria em cerca de três anos. O professor ressalta os mecanismos que considera essenciais para que a mudança possa ocorrer de forma adequada. "Precisamos de um Fundo de Catastrófe, subsídio ao frete da produção e renegociação de dívidas do sistema atual", explicou.

Oportuna - O presidente Koslovski considerou oportuna a discussão de propostas para uma nova estrutura de financiamentos. "Vamos organizar um grupo de trabalho com profissionais de cooperativas para debater as propostas do professor Dias e oferecer subsídios e sugestões para a sua formatação", concluiu.     

Outros temas - No período da tarde, a programação do Fórum Financeiro e de Mercado promovido pela Ocepar continua com a participação do economista e chefe do Banco Pine, Marco Antônio Maciel, que trata sobre o atual cenário macroeconômico, abordando os principais pontos ligados ao câmbio, preços de commodities e atividade econômica na China, Brasil e EUA. O gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, e o analista Devair Mem, discorrerão sobre a operacionalização do Procap Agro - Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias.

Conteúdos Relacionados