FÓRUM: Eventos regionais sobre crédito rural reúnem mais de 100 pessoas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais de 100 pessoas já participaram dos Fóruns regionais sobre crédito rural organizados pelo Sistema Ocepar, em parceria com cooperativas, Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), Emater e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O primeiro evento aconteceu nesta segunda-feira (11/05), na sede da cooperativa Coasul, em São João, com a participação de 55 pessoas. O presidente da cooperativa, Paulino Fachin, ressaltou a importância do fórum para as cooperativas da região Sudoeste do Paraná, que são compostas por grande maioria de agricultores familiares. Nesta terça-feira (12/05), o Fórum foi realizado na sede da Copagril, em Marechal Cândido Rondon, com 45 participantes. Nesta quarta-feira (13/05), os debates serão realizados na sede da Cocamar, em Maringá.
Programação - Os fóruns regionais propõem a discussão dos financiamentos de custeio e investimentos vinculados ao Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Visa ainda debater os procedimentos para enquadramento das cooperativas e cooperados ao programas. Estão participando diretores, gerentes, profissionais dos departamentos financeiro, agronômico e de crédito rural das cooperativas agropecuárias e de crédito. "Os eventos realizados até o momento estão trazendo resultados muito positivos. Os representantes das cooperativas estão apontando as dificuldades enfrentadas nessa área e apresentando propostas que poderão ampliar o número de cooperativas e de cooperados como beneficiários do Pronaf", afirma o gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra.
Temas - Nos fóruns, o tema "Pronaf e suas alterações recentes para beneficiar um grupo maior de produtores rurais" está sendo abordado por Reni Denardi, da Delegacia Federal do MDA no Paraná. O programa, criado em 1.996 para financiar produtores e cooperativas, já conta com dois milhões de produtores acessando os recursos desta fonte em valor superior a R$ 9 bilhões por ano. Representantes da Emater estão discorrendo sobre os critérios para enquadramento da Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP - pessoa física e jurídica. Já a discussão sobre as propostas de adequação dos normativos do Programa para inclusão de mais cooperativas no está sendo coordenada por Flávio Turra.