FÓRUM DE LÍDERES: Koslovski fala sobre o cooperativismo e as perspectivas para a agropecuária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na abertura do Fórum Regional: Líderes Pensando o Futuro, o  presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, fez uma explanação sobre o cooperativismo e as perspectivas para o setor agropecuário brasileiro. O evento, que ocorreu na tarde de terça-feira (29.07) no Cietep, em Curitiba, reuniu lideranças empresariais paranaenses. Entre os presentes, o presidente da Fiep, Rodrigo Costa da Rocha Loures, o presidente da Fecomércio e Sebrae-PR, Darci Piana, e o presidente do Conselho Curador do Fórum de Líderes Empresariais, Luiz Fernando Levy. Segundo Koslovski, a agropecuária do Paraná tem grande potencial, com elevados níveis de produtividade, mas alguns gargalos colocam em risco a competitividade do setor. "O aumento nos custos de produção, pressionado pela forte alta dos preços dos fertilizantes, e a infra-estrutura comprometida são problemas que precisam ser resolvidos", alertou. "Para ampliar e modernizar a infra-estrutura paranaense é preciso viabilizar investimentos de R$ 5,8 bilhões", lembrou o dirigente, citando estudo realizado pela Ocepar. "Um investimento deste porte eliminaria os principais gargalos do estado, com obras de recuperação e expansão em ferrovias, rodovias, portos, aeroportos e energia".

Cooperativismo - O presidente da Ocepar enfatizou ainda o crescimento da participação dos paranaenses nos empreendimentos cooperativos. "Atualmente, cerca de 2,1 milhões de paranaenses estão ligados a cooperativas. O cooperativismo tem uma presença importante no Paraná e está crescendo de forma constante", disse. Koslovski lembrou o intenso trabalho de aprimoramento de mão-de-obra que vem sendo realizado pelas cooperativas, por meio do Sescoop-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e demais entidades do Sistema S. "É preciso destacar a contribuição do Sistema S para a melhoria da qualidade da mão-de-obra, o que por conseqüência amplia as oportunidades de trabalho para milhares de paranaenses". Segundo o presidente, o Fórum Regional alinha ações e aproxima diferentes setores da economia do Estado. "Estamos cientes de que o planejamento e o trabalho em parceria é o que fará a diferença num projeto de desenvolvimento a média e longo prazo", concluiu. 

Outras capitais - O Fórum Regional: Líderes Pensando o Futuro acontece em 11 capitais do País: Belém, Recife, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Palmas, Salvador, Florianópolis e Brasília. Além de Curitiba, outras duas edições do Fórum Regional já ocorreram, respectivamente, em Belém e Recife. Esses eventos constituem-se em uma marca da busca pela inovação e inserção do Fórum entre as lideranças empresariais brasileiras. "Nosso objetivo aqui é trocar idéias e discutir o futuro do papel do empresário e das lideranças empresariais no Brasil. O que as entidades empresariais fazem nesse estado é exemplo para o Brasil", afirmou o presidente do Conselho Curador do Fórum de Líderes, Luiz Fernando Levy. Confira a datas dos próximos fóruns regionais: Ceará, dia 14 de agosto, Goiás, 27 de agosto, Minas Gerais, 8 de setembro, Rio Grande do Sul, 17 de setembro, Tocantins, 24 de setembro, Bahia, de 2 de outubro, Santa Catarina, 13 de outubro, e Brasília, 4 de novembro. A inscrição em um dos fóruns deve ser feita pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Mais informações no (11) 3043-7395 ou no site www.lideres.org.br

Conteúdos Relacionados