FINANÇAS: Mercado prevê mais um corte de juros

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Após a decisão extraordinária do banco central norte-americano de cortar os juros básicos na terça passada, os investidores aguardam por uma nova redução na taxa do país nesta semana. O Fomc (comitê do BC americano que define os juros) irá se reunir na amanhã e quarta-feira para definir o rumo dos juros, que caíram de 4,25% para 3,50% na semana passada. O mercado conta com mais uma redução na taxa. ''A forte volatilidade dos mercados deve seguir pelo menos até a próxima quarta-feira, quando o Fomc volta a se reunir para tomar a decisão sobre um novo corte na taxa básica de juros. Além disso, teremos a divulgação do PCE, que é o índice inflacionário mais olhado pelo Fed'', diz Gustavo Barbeito, analista da Prosper Gestão de Recursos.

Anúncio na quinta-feira - O PCE, que mede os gastos pessoais dos americanos, vai ser conhecido na quinta-feira. O mercado financeiro internacional segue extremamente sensível aos dados da economia norte-americana. Números mais fracos, que ampliem o temor de risco de a maior economia do mundo entrar em recessão, vão afetar o desempenho das Bolsas de Valores. Hoje sai o resultado das vendas de imóveis novos nos EUA em dezembro. Como a crise de crédito no setor imobiliário foi a desencadeadora do atual cenário turbulento, dados do segmento têm grande relevância. Na quarta-feira, será a vez da apresentação das solicitações de empréstimos hipotecários feitas nas primeiras semanas deste ano.

Copom - No Brasil, a ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária, formado por diretores e o presidente do BC) concentrará as atenções. Na quarta-feira, o Copom anunciou sua decisão de manter inalterada a taxa básica da economia, a Selic, em 11,25%. Na quinta, apresentará a ata, que trará explicações sobre os motivos da manutenção e poderá dar alguma sinalização sobre o futuro dos juros.

Conteúdos Relacionados