Fim do custeio alongado para soja prejudica agricultura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Ocepar encaminhou, hoje, ao ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, ofício solicitando sua interferência para manutenção do custeio alongado da soja. Até a safra passada, o agricultor que colhia a sua safra podia programar a venda, esperando melhores preços, pois tinha prazo de seis meses para pagar, de forma parcelada, o custeio da safra. A Resolução N° 3.208, de 24 de junho de 2004, do Banco Central do Brasil, trouxe algumas medidas que restringem o acesso ao crédito de custeio e de comercialização para a safra 2004/05, dentre elas a exclusão da soja do custeio alongado e do impedimento de acesso ao EGF para produtores com custeio alongado. A resolução também extinguiu o EGF para produtores que têm custeio alongado.

Agora, a pressa é inimiga – O fim do alongamento, afirma a Ocepar, obriga os produtores de soja a venderem a maior parte da produção no início da colheita para poderem pagar o custeio. “A não disponibilização do custeio alongado irá provocar concentração de oferta de soja no período de pós-colheita e, em conseqüência, queda de preços e da renda do setor agrícola, bem como aumento dos problemas de escoamento da safra, em vista da precária infra-estrutura de armazéns, estradas e portos”, afirma o documento encaminhado ao ministro Roberto Rodrigues.

Produtores ficam sem EGF – O governo também acabou com o acesso a financiamentos de EGF para produtores que tiveram financiamento de custeio alongado. “Embora o custeio alongado permita o pagamento do financiamento em 5 vezes, o produtor necessita de recursos para financiar a venda de forma escalonada, especialmente para produtos que tem a comercialização longa e voltada para o mercado interno, casos do milho e trigo”, explica a Ocepar. Também essa medida deve causar transtornos, pressionando a venda da produção, estimam técnicos do setor. A revogação dos dispositivos estabelecidos pela Resolução 3.208 permitirá aos produtores a comercialização de forma escalonada, permitindo a obtenção de preços melhores.

Conteúdos Relacionados