FEBRE AFTOSA: Lançada campanha em Campo Mourão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Núcleo Regional da SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento de Campo Mourão realizou na segunda-feira (30/04), o lançamento da primeira etapa da Campanha Regional de Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2007. O evento foi realizado no campus da Faculdade Integrado de Campo Mourão em parceria entre a Defesa Sanitária Animal do NR/Seab e o curso de Medicina Veterinária do Integrado com o apoio da Coopermibra – Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil.  “A campanha de vacinação, ao meu ver, é uma prioridade em nosso país”, afirmou a diretora do Integrado, professora Maria da Conceição Montans Baer. Ela falou sobre a vacinação lembrando da sua importância tanto para a saúde dos animais quanto para a economia estadual. “Já perdemos muito com a aftosa. Por esse motivo é fundamental que todos vacinem. Quem não tiver os instrumentos para isso é só procurar a Secretaria da Agricultura ou o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Integrado. Estamos a disposição para oferecer esse apoio”, diz a diretora que também é pecuarista.

Rebanho - Em toda região existem cerca de 575 mil animais entre bovinos e bubalinos distribuídos em mais de 9.700 propriedades rurais. Segundo a médica veterinária da DSA/Seab, Elenice Aparecida Amorim, a esses criadores compete a responsabilidade de vacinar e comprovar essa vacinação perante as unidades da Secretaria da Agricultura. Caso contrário eles estarão sujeitos a punições que incluem multa de R$ 78,00 por animal não vacinado. Elenice explica que a vacinação deve ser feita em todo o rebanho, inclusive em animais recém-nascidos e fêmeas prenhes. A campanha de vacinação vai até 20 de maio.

Programa especial - Durante o lançamento da campanha foi anunciado um programa especial que prevê ajuda para que pequenos produtores que possuem poucos animais também possam fazer a vacinação. A solenidade na Faculdade Integrado contou também com a participação de representantes do Conesa – Conselho Estadual de Sanidade Animal, do Sindicato Rural,  da Secretaria Municipal de Agricultura, pecuaristas, médicos veterinários, professores e acadêmicos de Veterinária do Integrado e demais convidados. (Imprensa Coopermibra)

Conteúdos Relacionados