FALTA DE RECURSOS PARA CRÉDITO RURAL PREOCUPA OCEPAR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cooperativas têm procurado a Ocepar para reclamar da dificuldade em obter recursos para custeio, formação de estoques, insumos e EGF. Ocepar teme agravamento do problema na safra de verão.

As cooperativas tem manifestado à Ocepar dificuldades na obtenção de crédito para plantio da safra de inverno, principalmente junto aos bancos privados, que têm preferido aplicar suas exigibilidades no financiamento de insumos e não no custeio ou EGF. Os bancos argumentam que os depósitos à vista e, em conseqüência, as exigibilidades, estão menores em função de um maior interesse dos correntistas por aplicações de curto prazo indexadas à taxa de juros Selic. Assim, os bancos têm preferido aplicar suas exigibilidades no financiamento de insumos e não no custeio ou EGF.

O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, que está encaminhando solicitação de providências aos ministérios da Agricultura e da Fazenda, afirma que essa situação é um forte fator de desestímulo ao plantio da safra, justamente num momento que se deseja ampliar o plantio de trigo e superar as 100 milhões de toneladas de cereais. "A demanda por EGF não tem sido suficientemente atendida, pois os agentes financeiros têm preferido aplicações de retorno mais rápido. Entendemos que as autoridades devem buscar uma solução rápida a esse problema, sob o risco de queda da produção", frisa.

Uma das razões da baixa oferta de recursos para o custeio da safra de inverno é o custeio alongado, que permite aos produtores liquidarem seus financiamentos a partir de junho, atrasando o retorno do crédito para reaplicação. A Ocepar entende que, se o governo realmente quer estimular o aumento da safra agrícola, deve achar formas de resolver esse problema. "Essa falta de recursos para a safra de inverno, que demanda menor volume de crédito, é um claro indicativo das dificuldades que vamos ter na safra de verão. Precisamos buscar, urgentemente, solução a esse problema", alertou o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski.

Sugestões para resolver esse problema estão incluídas no documento com as propostas para a safra de verão que a OCB e a CNA apresentam, hoje, ao ministro da Agricultura Pratini de Moraes. Nos próximos dias a Ocepar encaminhará ao governo um levantamento com o montante de recursos necessários para as cooperativas concluírem a safra de inverno.

Conteúdos Relacionados