FALECIMENTO: Sistema Ocepar lamenta a morte do líder cooperativista Paulino Capelin Fachin

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Em nome das cooperativas paranaenses, quero manifestar nosso mais profundo sentimento a todos os familiares, diretores, cooperados e funcionários da cooperativa Coasul, pela perda do seu grande líder Paulino Fachin. Perdemos hoje um amigo e conselheiro, pessoa que dedicou toda uma vida ao cooperativismo e ao agronegócio, sempre contribuindo com propostas e ideias. Quando ocupou o cargo de diretor da Ocepar e, como coordenador de núcleo, sempre buscou o diálogo na região, para que as cooperativas pudessem se desenvolver”, destacou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao tomar conhecimento da morte do presidente da cooperativa Coasul, com sede em São João. Paulino Fachin faleceu na noite desta quinta-feira (08/07), aos 71 anos. Ele estava afastado do cargo para tratamento de saúde. A Coasul, ao comunicar o falecimento do seu presidente, desejou “muita força à família e aos amigos para que possam superar esse momento de dor irreparável”.

Sentimentos - Incentivador do cooperativismo no Sudoeste, Fachin presidia a Coasul desde 1976 e foi um dos fundadores da cooperativa central Frimesa, na época Sudcoop, e, por sua determinação, tornou-se uma forte liderança do setor na região. “Lamentamos a partida de um grande cooperativista e defensor do agronegócio e parceiro fundador da Sudcoop/ Frimesa. Aos familiares, nossos sentimentos pela enorme perda”, destacou o diretor executivo da Frimesa, Elias Zydek. Já o ex-presidente da Cocari, Vilmar Sebold, disse que Paulino “construiu uma belíssima história, deixa um grande legado e ficará na lembrança de todos. Força e Fé à família, à Coasul e aos amigos.” Leonardo Boesche, superintendente do Sescoop/PR e que trabalhou com Fachin na Coasul de 1993 até 2001, frisou que o cooperativismo não perde apenas um líder, perde um homem justo e dedicado naquilo que melhor soube fazer: “trabalhar em prol do desenvolvimento da cooperativa e de toda região. Viveu intensamente a Coasul em todos seus momentos e nos deixa uma bela história de vida. Perdemos hoje um grande amigo e lamentamos sua morte”, lembrou. “Fachin sempre falava que o maior patrimônio que uma cooperativa pode ter é o bom entendimento entre cooperados, diretoria, Conselho Fiscal e funcionários. E ele sempre lutou muito por isso e conseguiu manter a harmonia na cooperativa, apesar dos mais variados interesses entre as partes”, acrescentou. 

Troféu Ocepar - No ano de 2009, ele foi homenageado pelo Sistema Ocepar com o Troféu Ocepar, quando, num auditório lotado, fez um emocionante discurso de agradecimento, dedicando a homenagem para sua família e a todos os cooperados e funcionários da Coasul. “Sem eles não seria ninguém e não estaria sendo homenageado nesta ocasião com este importante troféu, que muito me orgulha”, afirmou. Natural do município de São João, no Sudoeste do Paraná, Fachin cresceu no meio rural e sempre esteve envolvido com a agricultura. Em 1975, atuou como conselheiro fiscal da Cooperativa Agropecuária Sudoeste Ltda - Coasul. No ano seguinte, foi eleito diretor presidente da Coasul, cargo que ocupava atualmente na cooperativa. Foi incentivador da fundação da Sudcoop (Cooperativa Central Agropecuária Sudoeste), da qual foi eleito diretor. Também incentivou a criação do Programa da Pesquisa da Ocepar, posteriormente transformado na Cooperativa Central Coodetec. Foi diretor da Ocepar por três gestões (1993/1996, 2007/2011 e 2011/2015), integrou na década de 1980 o Conselho de Ética da Ocepar e foi coordenador dos Núcleos Cooperativos do Sudoeste, além de fundador e primeiro diretor presidente da Cooperativa Sicredi Iguaçu, sediada em São João.

Sepultamento - O velório de Paulino Capelin Fachin acontece desde a manhã desta sexta-feira (09/07) na Casa Mortuária de São João e o sepultamento será às 10h30, no cemitério municipal, em São João.

Conteúdos Relacionados