FALECIMENTO: Morre o economista e fundador do Ipardes, Borja Magalhães

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um dos economistas mais importantes de sua geração e, como professor da UFPR, responsável pela formação de várias gerações de economistas, faleceu nesta quarta-feira, dia 30, em Curitiba, Francisco de Borja Magalhães Filho. Nascido em Porto Alegre, em 3 de fevereiro de 1935, chegou ao Paraná na década de 50 para trabalhar na Secretaria da Fazenda. Formou-se em economia pela UFPR e mais tarde fez doutorado em Economia na USP. Em 1955, participou da criação do Conselho Consultivo de Planejamento - Codeplan - no governo de Adolpho de Oliveira Franco. Logo depois, em 1958, junto com Alípio Aires de Carvalho e Eduardo Daros, participa da fundação do PLADEP, o primeiro instrumento de planejamento criado no Paraná, e que deu origem a Codepar e posteriormente ao Banco de Desenvolvimento do Paraná (BADEP), aonde chegou a ser diretor.

Ipardes - Na década de 70 foi para Brasília onde continuou seu trabalho de formação de economistas junto ao IPEA e ao CENDEC. Em 1983, no Governo José Richa, voltou ao Paraná. Foi fundador e o primeiro presidente do Ipardes, além de ocupar a Secretaria de Planejamento do Paraná. Além disso, dirigiu entidades da classe como o Conselho Federal de Economia e o Conselho Regional de Economia - Corecon-Pr.

Obra - Autor de uma extensa bibliografia, é considerada sua principal obra o livro "História Econômica - Da construção ao Desmanche: análise do projeto de desenvolvimento paranaense - 1999". Tanto como autor como professor, a principal preocupação do economista era a construção de projetos de desenvolvimento duradouros, o que se contrapôs a visão imediatista de sua época.

Velório - O corpo do economista será velado na Capela Vaticano, na Rua Hugo Simas, 26, com local e horário do enterro a ser definido pela família. (Imprensa BRDE)

Conteúdos Relacionados