Expoingá mostra pioneirismo da Cocamar em biodiesel

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Um dos destaques da Expoingá 2005, que termina neste domingo no Parque Internacional de Exposições de Maringá, na área Modelo Rural, organizada pela Emater/PR, é o Programa Paranaense de Bioenergia, que mostra o pioneirismo da Cocamar nas experimentações de biodiesel no País. No estande do programa, um painel revela que a cooperativa de Maringá foi a primeira a fazer uso de um combustível alternativo, entre 1983 e 1985, quando quatro caminhões Mercedes Benz e Scânia rodaram milhares de quilômetros abastecidos exclusivamente com biodiesel etílico de algodão, produto obtido em sua própria fábrica de óleo de caroço de algodão.

Pesquisas e resultados - Esse trabalho inicial mas, a partir daí, em 1984, Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) deram início às pesquisas com biodiesel metílico de óleo de soja em motor diesel em bancada. Em 1988, parceria entre Tecpar e Prefeitura de Curitiba testou o uso de B20 (composto por 80% diesel e 20% biodiesel metílico de óleo de soja) em 40 ônibus da frota de transporte coletivo urbano. Como resultado, houve redução de 18 a 33% das emissões de fumaça. Entre 1998 e 1999 os ônibus de Curitiba utilizaram o MAD 11 (mistura com 86,4% de diesel, 11% de etanol anidro e 2,6% de AEP 102, com derivados de éster de óleo de soja). A partir de novembro de 2002, um veículo Golf foi testado com o uso exclusivo de B20 e, após mais de 60 mil quilômetros rodados, obteve-se uma média de consumo por litro de 12,3 quilômetros na cidade e 15,2 quilômetros na rodovia.

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