EXPEDIÇÃO SAFRA III: Equipe chega em MS e MT

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma das equipes da Expedição Safra confere a partir desta semana o plantio de soja em Mato Grosso, o maior produtor da oleaginosa no país. Com a implantação da lavoura atrasada, devido à falta de chuvas, o Centro-Oeste será decisivo no desempenho da safra nacional do ciclo 2010/11. As primeiras estimativas de órgãos oficiais e consultorias privadas apontam para uma produção ligeiramente inferior à última temporada. No exercício 2009/10, segundo a Expedição Safra, a produção mato-grossense somou 18,8 milhões de toneladas.

Potencial - Para este ano, a Expedição acredita que o Mato Grosso tem potencial para repetir a marca anterior, "a depender da capacidade de recuperação do atraso no plantio e do comportamento do clima a partir de agora", destaca o jornalista Giovani Ferreira. Somada à produção do Paraná, que tem potencial acima de 14 milhões de toneladas, os dois estados respondem por quase 50% da soja produzida no Brasil. A área plantada deve ser maior. A possibilidade de recuo na produção é por conta da possível recuo na produtividade, reflexo do clima. O plantio da soja avançou 9,7 pontos porcentuais em Mato Grosso na última semana e atingiu 1,023 milhão de hectares, que corresponde a 16,4% dos 6,241 milhões de hectares projetados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para esta safra.

MS e Sudeste - Uma segunda equipe está percorrendo os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Na próxima semana, este mesmo grupo segue para Minas Gerais e Goiás. O roteiro nacional, na primeira fase da sondagem, que contempla o plantio, encerra com o percurso no Centro-Norte, a partir do dia 08 de novembro, pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, região batizada pela Expedição Safra de MaToPiBa.

Roteiro - No ciclo atual, a Expedição Safra Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) consolida a sondagem na América do Sul e do Norte (Brasil, Paraguai, Argentina e Estados Unidos), e amplia o roteiro pela Europa, onde vai discutir o agronegócio globalizado, com ênfase no mercado internacional, na Alemanha, França e Holanda. Nesta temporada, depois de acompanhar a colheita nos EUA, as equipes de campo já cumpriram agenda, na semana passada, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados