ESTIAGEM: PR cria comitê para propor medidas contra a seca

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um comitê técnico formado por representantes de diversas instituições ligadas ao setor agropecuário foi criado nesta quarta-feira (7/01), em Curitiba, para debater e encaminhar propostas relacionadas aos prejuízos causados pela estiagem. "Basicamente vamos discutir e propor medidas que agilizem o acesso à cobertura do seguro rural para os agricultores já atingidos pela seca. Por outro lado, estaremos ainda orientando os produtores a tomar precauções visando prevenir problemas futuros ligados à estiagem", afirma Sílvio Krinski, engenheiro agrônomo que vai representar a Ocepar no comitê. Os agricultores vão ser orientados sobre o zoneamento agrícola e também a adotar as tecnologias e variedades mais adequadas para atingir uma boa produção, produtividade e rentabilidade, principalmente com a safrinha. O superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, também esteve presente na reunião que definiu pela criação do comitê.

Outros membros - O grupo técnico tem ainda representantes do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura (Deral), Emater, Banco do Brasil, Sicredi, Cresol, Fetaep e da Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário (Apepa). A primeira reunião oficial do comitê será realizada na próxima sexta-feira, na sede da Emater. A iniciativa de formar o grupo partiu do secretário da Agricultura, Valter Bianchini, diante da estimativa de que haverá no Paraná entre 15 e 20 mil solicitações de seguro agrícola nesta safra, em decorrência da seca.

Perdas - A Secretaria da Agricultura contabiliza até o momento prejuízos de aproximadamente R$ 1,5 bilhão com a perda de lavouras da safra de verão 2008/09. A falta de chuvas no Estado vem acontecendo com mais intensidade desde a segunda quinzena de novembro do ano passado. Mesmo as recentes chuvas que caíram em todo o Estado desde o dia 1º de janeiro não foram suficientes para repor o déficit hídrico do solo.

Conteúdos Relacionados