ENSINO SUPERIOR: UEPG vai ampliar pesquisa em agricultura sustentável

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai destinar R$ 670 mil do Fundo Paraná para o Centro de Pesquisa em Agricultura Sustentável da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os recursos serão usados para aquisição de equipamentos de médio e grande portes e instalação de três casas de vegetação climatizadas e de uma planta-piloto de hidroesterificação para laboratório.

Produção agrícola - “Os recursos são fundamentais para que a instituição possa realizar pesquisas voltadas à produção agrícola sustentável”, afirma o secretário Alípio Leal. O diretor do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia da UEPG, Eduardo Fávero Caires, o centro de pesquisa vai melhorar a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação da área e preparar pessoas para atuarem na produção e transformação de grãos, fibras, frutas e hortaliças. “Esperamos fortalecer as atividades de pesquisa da UEPG junto às cadeias agrícolas e levar inovações para o agronegócio paranaense”, diz Caires.

Apoio – A região dos Campos Gerais é essencialmente agrícola, com sólida produção pecuária. É uma das maiores bacias leiteiras do país e tem diversas agroindústrias expressivas nos setores de esmagamento de soja, produção de laticínios e processamento de carnes. “São cadeias que envolvem agricultores familiares, assentados e produtores do agronegócio, cujos problemas econômicos, ambientais e sociais são específicos e devem ser estudados para o desenvolvimento mais sustentável”, explica Caires.

Áreas - Além da formação de profissionais nas áreas de Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Alimentos, a UEPG atua na geração de conhecimentos técnico-científicos e na transferência de tecnologia aos agricultores da região. (AEN)

Conteúdos Relacionados