ENCONTROS DE NÚCLEOS: Em Toledo, 150 cooperativistas do Oeste prestigiam evento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

A sede da cooperativa de crédito Sicredi Progresso PR/SP, em Toledo, está recebendo 150 lideranças de 23 cooperativas paranaenses do Oeste do Estado dos ramos agropecuário, crédito, saúde, transporte e infraestrutura, que estão prestigiando a segunda reunião dos Encontros de Núcleos Cooperativos promovida nesta semana pelo Sistema Ocepar. Ao todo, serão quatro eventos, iniciados a partir dessa segunda-feira (09/10), por Francisco Beltrão, com 70 dirigentes da região Sudoeste. Os representantes do Norte e Noroeste irão se reunir nesta quarta-feira (11/10), em Ubiratã. O ciclo encerra na próxima segunda-feira (16/10), com a presença dos líderes do Centro-Sul, em Ponta Grossa.

Descentralização - Círio Kunzler, presidente da Sicredi Progresso PR/SP, uma das cooperativas anfitriãs da reunião em Toledo, juntamente com o Sicoob Meridional e a Uniprime Pioneira, avalia positivamente o formato descentralizado adotado pelo Sistema Ocepar na realização dos Encontros de Núcleos. “Eu acho muito importante ir ao encontro das cooperativas e ver a real situação em que elas se encontram”, destacou. Ele também está otimista com o resultado que a cooperativa de crédito deve alcançar neste ano. “Com certeza, este é um ano um pouco mais difícil, mas estamos conseguindo fechá-lo razoavelmente bem, sempre atendendo a necessidade do associado e auxiliando-os nos momentos mais difíceis”, acrescentou. Kunlzler compôs a mesa de abertura do Encontro, juntamente com os presidentes do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, da Uniprime Pioneira, Orley Campagnolo, do Sicoob Meridional, Solange Pizon de Carvalho Martins, da Copacol, Valter Pitol, que também é coordenador do Núcleo Oeste, da gerente geral do Sistema OCB, Karla Tadeu Oliveira, entre outros convidados.

Aspectos relevantes - O presidente da Uniprime Pioneira, Orley Campagnolo, destacou vários aspectos que considera relevantes em relação aos Encontros de Núcleos. “Primeiro, é uma oportunidade das cooperativas se congregarem e isso está sendo fomentado pela própria Ocepar. Também possibilita a todos conhecer as cooperativas que estão atuando na cidade que é anfitriã do evento. Aqui as três cooperativas puderam mostrar um pouco dos seus números e muitos que ainda não conheciam a realidade de cada uma dessas cooperativa puderam sentir a pujança e o quanto elas estão se desenvolvendo. E, para a sociedade, quando você tira o evento da capital e traz para o interior, você está mostrando que nós temos uma entidade forte apoiando as cooperativas e que elas realmente estão unidas”, ressaltou.

Orgulho - “É com orgulho que estamos sediando um encontro regional e dividindo essa honra com as cooperativas Sicredi e Uniprime. É muito importante para as nossas cooperativas e para a nossa cidade, que é pujante e respira o cooperativismo. O crédito, especialmente, é muito bem representado aqui e temos uma presença no mercado excepcional. Então, a gente recebe com muito orgulho todos os dirigentes das cooperativas da nossa região, que são muito fortes e representam muito para a economia local”, afirmou a presidente do Sicoob Meridional, Solange Pizon de Carvalho Martins.

Programação - O Encontro iniciou às 10h e tem encerramento previsto para às 13h. A programação contempla a abertura oficial, apresentação das cooperativas anfitriãs, seguida de palestra com Rodrigo Rodrigues, da Falconi Consultoria, que está falando sobre o cenário e as tendências dos mercados de alimentos, serviços financeiros, saúde e transporte e o papel da liderança para acompanhar essas tendências. O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, está apresentando os resultados do Plano Paraná Cooperativo (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, juntamente com o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e o advogado da Fecoopar, Graziel Pedroso. Já o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, está conduzindo os debates sobre o novo ciclo do PRC. A coordenadora de Gestão Estratégica, Ana Lúcia Soares Gonçalves, está tratando sobre a pesquisa de efetividade.

 

Público - Os Encontros têm como público-alvo os dirigentes, executivos e líderes das cooperativas do Paraná. 

 

Conteúdos Relacionados