ENCONTRO ESTADUAL X: Entidades parceiras ressaltam importância do cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

encontro entidades parceirasLargePara o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Luiz Campagnolo, o cooperativismo paranaense é referência nacional e tem sido um “propulsor do desenvolvimento”. “Isso é resultado de muito trabalho e dedicação, que tem contribuído de forma decisiva para a força do agronegócio estadual. Nos últimos anos temos crescido acima da média nacional e isso vale para o agronegócio e também para o segmento industrial, comércio e serviços”, afirmou.

Sinergia - Segundo Compagnolo, a sinergia entre as entidades que compõem o G-7 tem trazido resultados importantes para o estado. “O Fórum Futuro 10 (que congrega representantes das entidades) é exemplo dos avanços que temos conseguido atuando em parceria. Muitas das demandas que identificamos trabalhando em conjunto estão sendo consideradas e incluídas nos planos de investimento do Governo Federal, nas áreas de infraestrutura e logística, educação e inovação e tecnologia”, frisou. “Hoje é um dia de confraternização, importante também para avaliar os resultados do ano e planejar o futuro”, concluiu.

Parceria - Para o vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Jorge Gomes Rosa, o cooperativismo desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento do Paraná. “Esse evento de confraternização reúne as cooperativas do estado, que são motivo de orgulho, em sua atuação nos vários setores econômicos, notadamente na agropecuária, atuando na industrialização e difusão de tecnologias no campo, gerando empregos, progresso e abrindo novas perspectivas de futuro. O BRDE se sente honrado em participar do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses”, disse. Para o dirigente, a parceria com as cooperativas está consolidada, ao longo de inúmeros projetos desenvolvidos nos últimos 50 anos. “O BRDE sempre se posicionou ao lado das cooperativas, acreditando nos seus projetos porque impulsionam o desenvolvimento do Paraná”, finalizou.

Ações futuras - Na opinião do presidente da Fecomércio, Darci Piana, o Encontro Estadual de Cooperativistas é uma confraternização importante para avaliar os resultados e também para planejar as ações de futuro. “Encontros como esse abrem a possibilidade para a discussão dos problemas e avanços, tratar dos interesses do setor e mostrar ao estado e ao país os bons indicadores e também as dificuldades que porventura possam causar entraves ao desenvolvimento”, afirmou.

Garantia dos indicadores - De acordo com Piana, o setor de comércio conseguiu evitar quedas maiores nas vendas graças aos bons preços das commodities agrícolas. “Principalmente no interior do estado, os resultados alcançados pelas cooperativas trouxeram mais renda aos cooperados e, por consequência, garantiram os indicadores do comércio”, avaliou. “Costumo dizer que quando o cooperativismo vai bem, o comércio também acompanha e obtém melhores resultados. Isso é fruto do trabalho que as cooperativas realizam em todas as regiões do Paraná”, concluiu. 

Conteúdos Relacionados