ENCONTRO ESTADUAL VII: Presidente da Coasul e gerente do BRDE recebem Troféu Ocepar 2009

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da cooperativa Coasul, Paulino Fachin, e o gerente de acompanhamento e recuperação de crédito do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Werner Tschoeke, foram os contemplados deste ano com o Troféu Ocepar 2009, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao cooperativismo paranaense. Eles foram homenageados no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, nesta quinta-feira (26/11), em Curitiba. Ambos receberam o Troféu Ocepar 2009 das mãos do presidente João Paulo Koslovski. "Eu agradeço a homenagem e me sinto muito honrado em receber esse troféu", disse o presidente da Coasul. "Quero compartilhar essa honraria com os fundadores da cooperativa que, há quarenta anos, tiveram a coragem de fundá-la sentindo-se prejudicados pela concorrência. Também quero compartilhar essa homenagem com os quatro mil cooperados, mil funcionários da cooperativa e, principalmente com minha família, que sempre nos apóia para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia", completou Paulino Fachin. Ele também agradeceu pelo apoio da Ocepar em todos os momentos difíceis que passou como dirigente da Coasul e deu ainda um recado aos jovens. "Transmitam aos demais jovens que o cooperativismo é a melhor coisa que existe, é a melhor maneira de crescer junto e de fazer desenvolver uma região. É a forma mais justa de distribuição de renda", ressaltou

História - Paulino Capelin Fachin é natural do município de São João, sudoeste do Paraná. Cresceu no meio rural e sempre esteve envolvido com a agricultura. Em 1975, atuou como conselheiro fiscal da Cooperativa Agropecuária Sudoeste Ltda - Coasul. No ano seguinte, foi eleito diretor presidente da Coasul, cargo ocupado atualmente na cooperativa. Foi incentivador da fundação da Sudcoop (Cooperativa Central Agropecuária Sudoeste), da qual foi eleito diretor. Também incentivou a criação do Programa da Pesquisa da Ocepar, posteriormente transformado na Cooperativa Central Coodetec. É diretor da Ocepar, foi coordenador dos Núcleos Cooperativos do Sudoeste, além de fundador e primeiro diretor presidente da Cooperativa Sicredi Iguaçu, sediado em São João. Paulino Fachin é cooperativista por escolha e incentivador do aumento da produtividade agrícola. Suas maiores preocupações são com a pequena propriedade, a agroindústria e a produção de leite. A cooperativa que preside completou 40 anos no mês de junho. A Coasul possui cerca de quatro mil cooperados e  23 entrepostos localizados em 20 municípios do Sudoeste paranaense. Mais de 90% dos associados são agricultores familiares. A cooperativa opera com soja, milho, feijão, trigo e outros cereais. Desenvolve ainda um projeto de avicultura de corte.

Werner - Werner Tschoeke é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná. Nascido em Blumenau (SC), iniciou sua atividade profissional em 1966, desenvolvendo diversos trabalhos em campo, junto à Secretaria de Agricultura do Paraná, em Londrina, na área de Fomento à Produção de Sementes. Em 1967 foi admitido por concurso público no BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), na Agência de Curitiba, tendo atuado 27 anos na área de concessão de crédito junto a empreendimentos rurais e no sistema de cooperativas, como chefe da Área de Operações Rurais e Cooperativas. Desde 1970 participa ativamente dos principais eventos que criaram e consolidaram o Sistema cooperativista do Paraná, entre eles, o Projeto Iguaçu de Cooperativas (PIC), Projeto Norte de Cooperativas (NORCOOP), Projeto Sul de Cooperativas (SULCOOP). Atualmente é o gerente do BRDE da área de Acompanhamento e Recuperação de Créditos das operações industriais, comerciais, de serviços, rurais e de cooperativas no Estado do Paraná.

Privilégio - "É um grande privilégio. Mais, é uma honra estar aqui para receber o Troféu Ocepar 2009", afirmou Werner Tchoeke no momento em que recebeu a honraria. "Estendo esse reconhecimento para minha instituição, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, pela dedicação, empenho e entusiasmo em colaborar para o engrandecimento do cooperativismo paranaense", acrescentou o gerente do BRDE. Ainda de acordo com ele, o banco sempre teve como norte as cooperativas e atualmente a instituição é responsável por grande parte dos créditos concedidos ao setor no Paraná, tanto para as unidades de produção como para os agricultores associados às cooperativas de crédito. "Gostaria de dizer que há 40 anos também sou cooperativista. Com muita honra, muita felicidade. Sou cooperativista no Paraná, sei da luta, mas também conheço o sucesso que temos", completou.

Conteúdos Relacionados