ENCONTRO ESTADUAL II: Cooperativismo e BRDE, meio século de parceria

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

encontro II 03 12 2021Em 1971, quando a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) foi fundada, havia 60 mil cooperados no estado. Hoje, são 2 milhões e 780 mil. O faturamento conjunto das 217 cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar em 2020 foi R$ 115,7 bilhões, e com base nas operações consolidadas até novembro, a projeção é fechar 2021 com um faturamento de R$ 150,0 bilhões! Foi um salto gigantesco em cinco décadas, tanto econômico quanto social, já que além de gerar emprego e renda, o resultado das cooperativas permanece nas regiões em que elas atuam, fomentando as economias locais. Mas nada disso seria possível, sem uma fonte de financiamento para promover melhorias em infraestrutura, comprar novos equipamentos, construir e ampliar fábricas, entre outras ações fundamentais para a expansão, de maneira sustentável, dos negócios cooperativos. Por ser o principal braço das cooperativas na questão de financiamentos e apoio ao desenvolvimento do setor, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) foi um dos destaques da manhã desta sexta-feira (03/12), durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses.

Parceria - Tradicionalmente realizado pelo Sistema Ocepar com a finalidade de fazer um balanço da atuação das cooperativas ao longo do ano e celebrar os resultados, o encontro de cooperativistas de 2021 trouxe como novidade a realização conjunta. O pano de fundo foi comemorar os 50 anos da Ocepar e os 60 anos do banco, mas na essência o objetivo foi manifestar o agradecimento do cooperativismo paranaense ao apoio do BRDE, fundamental em momentos difíceis, de apertos econômicos, redução dos recursos de financiamento, elevação de juros, e tantos outros cenários que tornam ainda mais desafiadores os projetos de expansão das cooperativas.

Desafios - Ao falar em nome do BRDE, o seu presidente, Wilson Bley Lipski, lembrou que o Banco vive um momento especial, pois completa 60 anos de trajetória delineando novos desafios, mais contemporâneos e sintonizados com as transformações de mundo. “Estamos impondo um ritmo extremamente acelerado e com bons resultados. Em 2019, registramos o maior resultado operacional do Banco, e em 2020 tivemos o terceiro maior. O diferencial é que, a exemplo das cooperativas, os dividendos não saem do Paraná e da região do Sul do Brasil. São reinvestidos, dando a oportunidade de ofertamos mais crédito e assim ajudar na transformação econômica e social que precisamos”, disse. 

Mais recursos para plantar - Para apoiar mais e melhor o agronegócio, segundo Bley, em 2019 o BRDE se tornou a primeira instituição financeira do Brasil a equalizar recursos diretamente junto ao Ministério da Agricultura, possibilitando ofertar um volume maior de recursos para o plano safra. “A gente viveu um momento difícil, de diminuição dos recursos, principalmente do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção agropecuária (Prodecoop), que tem o objetivo de modernizar as cooperativas agroindustriais brasileiras. Mas conseguimos alocar recursos próprios e fazer a equalização junto ao Ministério da Agricultura para dar essa possibilidade de atendimento às cooperativas. Além disso, conseguimos aumentar nosso limite junto ao BNDES, e tivemos a grata surpresa de sermos segunda instituição financeira do Brasil a fazer o CRA, que é o certificado de recebíveis do agronegócio. E atrelado a isso, tivemos a enorme satisfação porque uma cooperativa do Paraná foi a segunda do Brasil e a primeira do Sul do país a acessar essa linha de financiamento”, contou.

Orgulho - Bley completou sua fala ressaltando o orgulho que sente, como paranaense, de fazer parte de um estado com um sistema cooperativista forte. “Vocês, cooperativistas, fizeram a maior transformação desse estado. É esse alinhamento que queremos renovar, reafirmar nossa parceria. Quero colocar isso como missão, de sermos parceiros e que possamos somar mais 50, 60 anos de parceria, projetando 110 anos de um trabalho construído no diálogo e na constituição de novas políticas públicas voltadas ao apoio e fomento das atividades das cooperativas. BRDE, 60 anos. Vocês fazem parte dessa história, e nós queremos continuar fazendo parte da sua história”, finalizou.

Áudio - Ouça aqui o áudio produzido pelo jornalista Alexandre Salvador para a rádio Paraná Cooperativo.

Clique aqui para assistir ao vídeo do BRDE

Clique aqui para acessar as fotos do Encontro Estadual no Flickr

 

Conteúdos Relacionados