ENCONTRO DE NÚCLEOS: Coamo e Credicoamo foram as anfitriãs da reunião de cooperativas da região Norte/Noroeste

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na manhã desta quarta-feira (10/11), o Sistema Ocepar promoveu, na modalidade virtual pelo Teams, o Encontro do Núcleo Cooperativo Norte/Noroeste, o terceiro desta rodada do evento, que, há três décadas, é promovido duas vezes ao ano pelo Sistema Ocepar, com o intuito de debater regionalmente assuntos de interesse do setor, por meio de propostas de projetos e temas macro sobre economia, agronegócio e tendências que impactam os negócios cooperativos. Participaram 100 cooperativistas, representando 27 cooperativas de cinco ramos (Agro, Crédito, Saúde, Transporte e Trabalho). No total, os três primeiros encontros reuniram 280 lideranças, de 62 cooperativas de seis ramos.

Pauta – Aberto pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o evento constou da abordagem do processo de concessão das rodovias paranaenses; do detalhamento dos projetos do PRC200+, o novo planejamento estratégico do cooperativismo paranaenses; da palestra sobre as estratégicas de desenvolvimento no cenário global, pelo professor e reitor da Euro American Business School, Pedro Martins, e da apresentação dos resultados da pesquisa de imagem e posicionamento das marcas das cooperativas do estado em 2021, pelo diretor do Grupo Datacenso, Cláudio Shimoyama. Os dirigentes das cooperativas anfitriãs, José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Coamo, e o presidente executivo desta cooperativa, Airton Galinari, e o presidente da Credicoamo, Alcir Goldoni, falaram sobre a atuação e a importância destas cooperativas.

Amostragem - Ao abordar a Pesquisa de imagem e posicionamento do cooperativismo e suas marcas no mercado paranaense, o diretor do Datacenso, Cláudio Shimoyama, detalhou as etapas da realização levantamento, público-alvo, e as conclusões do estudo, que tem como escopo sugerir estratégias a serem adotadas visando à divulgação dos produtos e marcas das cooperativas, ressaltando qualidade e credibilidade, com o intuito de ampliar a participação e se firmar no mercado consumidor.

 

Sugestões - Entre outras conclusões, a pesquisa destaca que, ao par da evolução do cooperativismo, é necessário torná-lo mais conhecido no mercado, por meio de mais investimento em comunicação para dar visibilidade à marca e atrair mais clientes. O marketing concorre para levar à sociedade informações sobre as cooperativas - como são constituídas, a importância socioeconômica e ambiental, a produção e oferta de produtos de qualidade e dentro das regras de sustentabilidade. Conclui-se também pela importância do carimbo “Somoscoop” nos produtos nas estratégias de comunicação junto ao consumidor para alavancar as vendas, consolidar marcas e agregar valor a elas.  

Período - A etapa quantitativa da pesquisa foi realizada entre 28 de agosto e 8 de setembro com 1.022 pessoas – 510 consumidores e 512 não consumidores -, com margem de erro de 4% e grau de confiança de 95%; e com 3.006 colaboradores de cooperativas, entre os dias 17 e 28 de setembro, com margem de erro de 2% e grau de confiança de 95%. Nesta amostragem, na etapa qualitativa, foram feitas entrevistas com compradores supermercadistas de produtores de cooperativas, diretores de cooperativas e de supermercados 

Presentes - Participaram do evento o coordenador do Núcleo Norte e diretor da Ocepar, Jorge Hashimoto (presidente da Integrada), o coordenador do Núcleo Noroeste e diretor da Ocepar Luiz Lourenço (presidente do Conselho de Administração da Cocamar), bem como os diretores da Ocepar, Paulo Roberto Faria (presidente da Federação Unimed Paraná), Alvaro Jabur (presidente da Uniprime), Wellington Ferreira (presidente da Sicredi União), Wilson Cavina (presidente da Central Sicoob/Unicoob) e Yuna Bastos. Também estiveram presentes o membro do Conselho de Administração do Sescoop/PR, Marcos Trintinalha (presidente da Cocari e Rodocoop), os integrantes do Conselho Fiscal da entidade, Joel Makohin e Akio Cyoia, os conselheiros fiscais da Ocepar, Claudemir Cavalini Carvalho e Valdenir Romani, o presidente do Sincoopar Agro Noroeste, Aureo Zamprônio, e a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella. Pelo Sistema Ocepar, também acompanharam o encontro os superintendentes Nelson Costa, da Fecoopar, Robson Mafioletti, da Ocepar, e Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, e suas equipes de trabalho.

 

Próxima - Esta rodada de Encontro de Núcleos Cooperativos se encerra nesta quinta-feira (11/11), com a reunião de lideranças de cooperativas do Núcleo Oeste, que terá a Lar e a Lar Credi como anfitriãs.

 

Conteúdos Relacionados