Em Nova Andradina (MS), Cocamar registra a melhor safra de milho de inverno
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A safra de milho de inverno, já em fase final de colheita, é considerada a melhor e a mais rentável na região de Nova Andradina (MS), desde a chegada da Cocamar ao município, em 2014.
O gerente da unidade da cooperativa, Wagner Carvalho, informa que as médias se situam ao redor de 200 sacas por alqueire, com produtores mais tecnificados chegando a 250 e até 300 sacas. “O recebimento bateu o recorde anterior, obtido em 2022, de 48.095 toneladas, já alcançando 48.200 toneladas. Nossa expectativa é encerrar a colheita ao redor de 50.000 toneladas”, afirma.
Wagner destaca que contribuiu para melhorar a rentabilidade a antecipação de venda e contratos firmados com a Cocamar. Os cooperados, também, são atendidos pela equipe técnica da cooperativa, interessada em fomentar a adoção de tecnologias para o aumento da produtividade. “Para uma região como a nossa, de baixa altitude, as médias alcançadas neste ano revelam o potencial produtivo do milho e os cooperados, de um modo geral, estão muito satisfeitos”, observa.
Os bons resultados com o milho criam um ambiente de otimismo, entre os produtores, com vistas aos preparativos, a partir de agora, para a semeadura da soja, que inicia em outubro.
No ciclo anterior – 2024/25 – adversidades climáticas acabaram afetando a produtividade da soja e o recebimento ficou 25% abaixo das estimativas, segundo informa o gerente. “Agora, vamos para a preparação de um novo ciclo com esperanças renovadas.”
Com sua confortável estrutura operacional que conta com um armazém graneleiro para 110 mil toneladas e uma ampla loja para a comercialização de insumos agropecuários, Nova Andradina se sobressai entre as principais unidades da Cocamar. (Assessoria de Imprensa Cocamar)