ECONOMIA: PIB da agropecuária cresce 1,7% em relação ao segundo trimestre de 2011

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária cresceu 1,7% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o PIB da economia cresceu 0,5%. Com relação a outros setores econômicos, a agropecuária teve melhor resultado. Nessa comparação, o PIB da indústria decresceu 2,4% e os serviços cresceram 1,5%, ambos, portanto, apresentaram crescimento abaixo do da agropecuária.

Desempenho favorável - Outras comparações realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também mostram desempenho favorável da agropecuária. “Isso pode ser visto quando se toma o segundo trimestre de 2012 com o primeiro – a agropecuária cresceu 4,9%, enquanto o PIB total cresceu 0,4%, a indústria decresceu 2,5% e o setor de serviços cresceu apenas 0,7%”, avalia o coordenador da Assessoria de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Garcia Gasques.

Milho - O IBGE atribui o crescimento da agropecuária ao desempenho de produtos da lavoura com safras relevantes no segundo trimestre. Destacam-se produtos que tiveram crescimento na produtividade e na produção, como é o caso do milho, cuja produção levantada neste trimestre é 27% superior à do ano passado; o café, com aumento de 14,2%; e o algodão com aumento de 4,9%. “Os resultados do PIB sem dúvida poderiam ter sido melhores se a soja, arroz e mandioca não tivessem registrado redução de produção”, conclui Gasques.

PIB - O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma do valor de tudo o que é produzido no país durante um determinado período. (Mapa)

Conteúdos Relacionados