ECONOMIA MUNDIAL: Índice da OCDE mostra desaceleração em países desenvolvidos e Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O índice de indicadores antecedentes da Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OCDE) recuou de 102,5 em maio para 102,2 em junho, indicando que a atividade econômica no grupo formado por 34 países deverá desacelerar. "Os indicadores antecedentes compostos continuam apontando para um arrefecimento da atividade na maior parte dos países da OCDE e em importantes economias de fora do grupo", disse a organização.

Países desenvolvidos - Entre os países desenvolvidos, a OCDE disse que os indicadores "continuam sinalizando desaceleração da atividade econômica" no Canadá, França, Alemanha, Itália e Reino Unido. O mesmo ocorre para Brasil, China e Índia, que não integram o grupo. Para EUA, Japão e Rússia, a OCDE afirma que "em comparação com a avaliação do mês passado, apareceram sinais mais fortes de pontos de inflexão nos ciclos de crescimento". O indicador antecedente para os EUA caiu para 103,1 em junho, de 103,3 em maio, quando havia ficado estável ante abril. O do Japão cedeu de 103,8 para 103,6.

 

Longo prazo - Para cada economia, 100 pontos marcam a taxa de crescimento tendencial de longo prazo. No caso do Brasil, o nível atingido em junho foi de 96,6, abaixo do de 97,7 de maio. China (99,9) e Índia (96,1) também registraram pontuações abaixo de 100. (Dow Jones / Valor Econômico)

Condições climáticas ocorridas e tendências para os próximos meses

Agosto - 2011

Conteúdos Relacionados