ECONOMIA MUNDIAL II : Países da OCDE concordam em reformar regulação do sistema financeiro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Depois de dois dias de reunião, ministros dos países que compõem o grupo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), unidos com os representantes das nações aspirantes à participação no conjunto, acordaram um compromisso de implementar reformas nos sistemas regulatórios dos mercados financeiros. "Para preservar os benefícios da economia mundial aberta, baseada nos princípios de mercado, nós expressamos nossa determinação em implementar reformas que irão melhorar as regulações efetivas e ajudarão a prevenir futuras crises financeiras", afirmaram os representantes em documento que resume os acordos do encontro, ocorrido em Paris.

Medidas - Uma das principais medidas da OCDE neste sentido tem sido o combate aos paraísos fiscais, por meio do Fórum Mundial sobre Transparência e Troca de Informações, no qual o presidente Lula ainda não aceitou participar. O grupo de representantes destes países se comprometeu ainda a atuar para resolver os problemas surgidos no mercado de trabalho, afetado pela crise. "Nós nos comprometemos a continuar nossas ações para assegurar uma recuperação sustentável e balanceada. Vamos favorecer as ações políticas voltadas para a oferta de trabalho no longo prazo", enfatizaram.

Acordos de cooperação - Na reunião, houve acordos de cooperação na área do meio ambiente, formulados na chamada "Declaração para o crescimento verde", que sinaliza as intenções das nações presentes em fechar um amplo acordo sobre mudança climática no encontro mundial de Copenhague, que ocorrerá em dezembro. Nesta declaração, os países destacam que empenharão mais esforços para "encorajar reformas políticas domésticas". "Nós reconhecemos que são necessários esforços especiais, em nível internacional, para uma cooperação no desenvolvimento de tecnologias limpas", afirmaram os países em relatório. (Valor Online com agências internacionais)

Conteúdos Relacionados