É tempo de falar em educação financeira: especialista orienta como começar a enfrentar o desafio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Embora seja um tema já introduzido na rotina de muitas escolas e famílias, é no mês de maio que a educação financeira ganha mais visibilidade com a realização da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF).

A iniciativa conta com a parceria do Sicredi na promoção de diversas ações, visando levar conhecimento sobre finanças a crianças e jovens.

Compromisso contínuo: a importância do primeiro passo

A assessora financeira da Sicredi Dexis, Alline Pittel, destaca os desafios e a importância de começar a gestão financeira. Segundo ela, o primeiro passo é sempre o mais difícil, mas deve ser encarado como um compromisso contínuo.

“Para quem está começando a investir, o primeiro passo é construir sua reserva de emergência — um valor guardado para imprevistos: como problemas de saúde, desemprego, ou emergências domésticas como um conserto de um eletrodoméstico”, ensina ela.

Estes recursos, enfatiza Pittel, devem estar aplicados em investimentos com segurança, baixo risco e liquidez. O ideal é que o dinheiro possa ser resgatado no mesmo dia, ou no máximo um dia útil.

De acordo com a assessora, de maneira geral, em uma instituição financeira cooperativa são indicadas as aplicações em RDC de liquidez diária, a poupança e alguns tipos de fundos de investimentos de renda fixa e baixo risco.

Cuidado com o crédito

Nem sempre recorrer ao crédito pode representar um risco. O crédito pode ser um aliado, mas precisa ser usado com consciência. O maior erro é contratá-lo por impulso, para compras imediatistas e sem planejamento. “Esse tipo de uso compromete o orçamento e pode gerar dívidas difíceis de controlar. Outro erro comum é o uso de forma recorrente de linhas como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, que possuem uma taxa de juros maior e podem ter um efeito ‘bola de neve’“, alerta.

A melhor estratégia é usar o crédito de forma planejada. Alline Pittel orienta: avalie se o crédito tem um objetivo claro; veja se a parcela cabe no orçamento sem comprometer outras obrigações, inclusive, as novas despesas que possam vir junto com a aquisição de um novo bem, como por exemplo no financiamento de um veículo, que traz gastos com o seguro, o IPVA, combustível, entre outros.”

Uso da tecnologia na organização das finanças

Para quem se propõe a organizar suas finanças, a tecnologia pode ter um papel fundamental. Hoje, não é mais necessário anotar tudo manualmente ou fazer cálculos complexos. Existem aplicativos que fazem a leitura dos extratos bancários, organizam os gastos por categoria e geram relatórios claros e objetivos.

“Mesmo para quem não tem familiaridade com tecnologia, há ferramentas intuitivas e fáceis de usar. Os próprios aplicativos bancários permitem acompanhar os saldos, movimentações e as aplicações financeiras”, informa Pittel. “Essas soluções ajudam a criar o hábito do controle financeiro, tornam a rotina mais prática e contribuem para decisões mais conscientes”, reforça.

Caravana Kids

Para a Sicredi Dexis, a educação financeira desde a infância é vista como fundamental para formar adultos preparados para lidar com dinheiro, já que ensinar conceitos de economia e responsabilidade financeira ajuda a construir hábitos saudáveis desde cedo.

Há alguns anos, a cooperativa mantém o projeto Caravana Kids, que percorre escolas nas cidades onde a cooperativa está presente – Norte e Noroeste do Paraná; e Leste, Centro-Leste e Centro Paulista, no Estado de São Paulo -, ensinando as crianças sobre a importância de poupar para construir seus sonhos.

O projeto, que tem atividade o ano todo, independentemente da Semana ENEFE, trabalha o tema de forma lúdica, por meio de uma peça de teatro, na qual dois palhaços sonham em ter seu próprio circo, mas precisam poupar para isso.

Na Regional Norte do Paraná, a peça terá cinco apresentações nos próximos dias:

  • 27 de maio: Cambé às 10h30, no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (R. Pará, 854); e em Ibiporã às 14h, no Cine Teatro Padre José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368).

  • 30 de maio: Londrina, no Colégio Marista às 9h e 10h (Avenida Maringá, 78), e Bela Vista do Paraíso às 14h, no Colégio Sagrado Coração (Rual Joaquim Ladeia, 213).

Essas iniciativas reforçam o compromisso do Sicredi com a educação financeira e a formação de uma geração preparada para os desafios econômicos futuros, destaca o gerente regional Felipe Pradella. (Comunicação Sicredi)

Conteúdos Relacionados