DISCUTIDO PROGRAMA COOPERATIVO DE INFRA-ESTRUTURA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, participou, ontem, juntamente com os técnicos Ramon Gamoeda e Evandro Ninaut, da Organização das Cooperativas Brasileiras, de reunião no Ministério da Agricultura, em Brasília, para discutir detalhes do Programa Cooperativo de Infra-Estrutura e Agroindustrialização. Participaram, representando o governo, técnicos dos ministérios da Agricultura, da Fazenda, da Indústria e Comércio, da Casa Civil, da Conab, do BNDES e do Banco do Brasil. Objetivo da reunião foi apresentar o programa e debater com os órgãos do governo a sua implementação. Os representantes do sistema cooperativista justificaram a necessidade de alocação de recursos de crédito rural para implementação do programa, que prevê grandes investimentos, pelas cooperativas agrícolas, no setor agroindustrial.

Grupo de trabalho - Durante a reunião, coordenada por Célio Porto, do Ministério da Agricultura, ficou definida a constituição de um grupo de trabalho, integrado pelos ministérios e demais instituições presentes, que detalhará a operacionalização do programa. O programa já havia sido apresentado pela OCB às autoridades do setor, quando o ministro Pratini de Morais solicitou que se aprofundasse estudo visando sua implementação o mais breve possível.

Avanço agroindustrial - Ao retornar da reunião o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, afirmou que "o programa vai representar um extraordinário avanço no processo agroindustrial das cooperativas brasileiras. Contribuirá para o aumento das exportações e, em especial de produtos com maior valor agregado". Ainda segundo Koslovski, o programa vai permitir a redução da importação de produtos industrializados. "Vamos transformar matéria-prima em produtos industrializados de alta qualidade para atender aos consumidores brasileiros em substituição a produtos importados", frisou. O programa prevê a alocação de R$ 3 bilhões em quatro anos, com encargos a custo de crédito rural e prazos variando de 8 a 15 anos.

Reunião no Ministério da Fazenda - Em Brasília, o presidente da Ocepar participou de reunião, com Ramon Gamoeda, no Ministério da Fazenda, com José Gerardo Fontelles, assessor especial do ministro Pedro Malan, para tratar da alocação de recursos do Recoop ao BRDE, atendendo propostas apresentadas por cooperativas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A reunião havia sido agendada pelo vice-presidente do BRDE, Luiz Heitor Simone Ferrari, e pela diretora de operações do banco em Curitiba, Lindamir Teresinha Quesch. Nessa reunião foram discutidos assuntos de interesse específicos de algumas cooperativas paranaenses.

Conteúdos Relacionados