DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO: 30 ANOS DA OCEPAR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
"A atuação da Ocepar sempre foi marcada pelo crescimento disciplinado e organizado do sistema cooperativista paranaense, principalmente com a implantação dos projetos integrados desenvolvidos em todo o Estado na década de 70. A defesa política e econômica faz parte da missão da Ocepar. Temos procurado exercer esta função com muita responsabilidade. Como exemplo, podemos citar a ação conjunta com diversas instituições. Foram três décadas de muito trabalho, muita determinação e bons serviços prestados ao Cooperativismo". Com essas palavras o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, abriu as solenidades relativas ao Dia Internacional do Cooperativismo e ao 30º aniversário de constituição da Ocepar na tarde desta quinta-feira.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, entre as quais o secretário da Agricultura, Antonio Leonel Poloni. Durante o dia, a Ocepar recebeu diversas correspondências parabenizando pela comemoração.

Koslovski lembrou que, antecedendo a promulgação da lei cooperativista, que ocorreu em dezembro de 1971, as cooperativas paranaenses, com o apoio incondicional do INCRA, EMATER, BRDE, DAC, entre outras entidades, tomaram a iniciativa de constituir a sua própria entidade de representação no Estado do Paraná. "Desde o princípio, a entidade procurou desenvolver seus trabalhos através de uma ação estritamente profissional e exemplar. Todos aqueles que passaram por esta casa, sejam diretores ou colaboradores, deixaram aqui suas marcas. Pessoas estas que de uma forma ou de outra, se esforçaram para inserir as cooperativas no contexto econômico do Estado. E conseguiram!".

A seguir, transcrevemos os principais trechos do pronunciamento do presidente da Ocepar:

* O cooperativismo paranaense cresceu, se organizou e conquistou posição de destaque no cenário nacional. Para isto, implementou programas importantes na área de seguro contra granizo, pesquisa agropecuária, participação atuante na negociação de quotas de exportação de produtos como soja, algodão e café. Lutou pela montagem de boa parte da infra-estrutura existente hoje no Porto de Paranaguá, pela melhoria das condições de crédito, pelos programas de agroindustrialização, pela assistência técnica, treinamento capacitação e muito mais.

* A Ocepar participou ativamente e de forma decisiva junto aos governos na formulação das políticas agrícolas, de tributação, de crédito entre outros. Contribuiu para a organização dos diversos ramos do cooperativismo e na defesa das principais reivindicações do setor, tanto a nível estadual como nacional. Por isso somos considerados como organização modelo para o restante do país. Fato que nos orgulha muito.

* Não abrimos mão de forma alguma, de bem atender ao Cooperativismo e seus usuários. A defesa econômica e política faz parte da sua nobre missão, a qual, a Ocepar realiza com muita responsabilidade e determinação. As ações da Ocepar se confundem de forma clara e obstinada com os interesses de suas filiadas, as cooperativas paranaenses e seus associados.

* Podemos afirmar que nestes trinta anos, a Ocepar tem atuado em consonância dos anseios e aspirações da sua base. O mais importante foi o suporte das cooperativas, que nestes trinta anos, em nenhum momento desacreditaram nas ações da Ocepar, pelo contrário, sempre deram e continuam a dar o seu irrestrito apoio, quer financeiramente, quer institucionalmente para que a entidade possa realizar as suas atividade em benefício de milhares de cooperados.

* Bem, nos concentremos um pouco em relação ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em todo mundo no primeiro sábado de cada mês de julho. A nível mundial a cooperação vem passando por profundas transformações. Transformações que também foram experimentadas pelas cooperativas brasileiras. E aquelas que não se profissionalizaram, que não se modernizaram, desapareceram ou encontram-se em precárias condições de funcionamento.

* Felizmente, nos últimos anos, as cooperativas paranaenses passaram a investir maciçamente na melhoria da gestão, na profissionalização e sobretudo no resgate da essência de todo processo de cooperação. O senso de pertencer, ou seja, encontrar o ponto de equilíbrio entre os interesses de cada membro da sociedade e os interesses coletivos, pautados nas necessidades de se manter forte e competitiva, foi decisivo para essa mudança.

* As cooperativas paranaenses, apesar de todas as dificuldades, oferecem sustentação às mais diversas atividades econômicas, em bases dinâmicas e inovadoras, participando ativamente da economia e propiciando aos cooperados condições fundamentais para sua manutenção no processo produtivo.

* Enfim, crescemos como empresa, crescemos como cooperativa na essência da palavra e crescemos sobretudo como pessoas. Os planos estratégicos traçados pela nova realidade, o treinamento, a capacitação profissional de mais de 30 mil pessoas no ano passado, graças a atuação do Sescoop-PR, as parcerias, as trocas de experiências, gestões profissionais e o resgate da ideologia cooperativista, têm sido a marca da atuação das sociedades cooperativas em nosso Estado.

* As nossas 192 cooperativas com mais de 190 mil cooperados,atuam diretamente com aproximadamente UM MILHÃO de paranaenses. São milhares de pessoas que delas dependem, respondem pelo faturamento anual de R$ 6,8 bilhões, símbolo da vitória que se conquista em cada ação, através dos colaboradores, cooperados, dirigentes ou de sua entidade de representação.

* A somatória de forças, as discussões em torno de um novo cooperativismo tem propiciado inúmeros avanços e conquistas. Esta ação nova tem sido possível graças a sensibilidade de todos os atores - cooperados - dirigentes - colaboradores - que percebem que a hora é de mudança e que a sustentação do verdadeiro cooperativismo está no comprometimento de todos.

Conteúdos Relacionados