Dirigentes do Sicredi se reúnem em Toledo para avaliar estratégias
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de cem dirigentes e executivos de 26 cooperativas de crédito integrantes do Sicredi se reúnem nesta quinta e sexta-feira em Toledo no Hotel Olinda, para um seminário semestral de avaliação e para conhecerem detalhes de um dos projetos mais ambiciosos, a poupança rural, que iniciará a ser captada em todo o Paraná a partir do próximo mês de agosto. O seminário será aberto às 8:30 horas da manhã, pelo presidente da Sicredi Central Paraná, Seno Cláudio Lunkes. Em seguida a conferencista Fela Moscovici fará uma conferência sobre o tema “A organização por trás do espelho”, introdutória aos trabalhos de avaliação do desempenho das cooperativas de crédito Sicredi neste ano.
Desempenho - O crescimento do Sicredi neste ano, que já ultrapassou de 25% nos primeiros seis meses, os novos produtos em lançamento e as perspectivas para os próximos seis meses serão temas das discussões entre diretores das cooperativas de crédito, gerentes regionais e de controladorias e outros profissionais que servem ao sistema. Esses assuntos serão conduzidos pelo presidente Seno Cláudio Lunkes e pelos diretores Vladimir Duarte e Armando Hammserschmitt.
Poupança - Há uma grande expectativa do sistema quanto à fala do diretor do Banco Sicredi, Pedro Irio, que vem de Porto Alegre para falar sobre o lançamento da Poupança Sicredi a partir de agosto próximo. A poupança, que até poucos meses era vedada às cooperativas de crédito, é vista como um instrumento poderoso para alavancar, rapidamente, novos recursos para o crédito rural. Foi autorizada recentemente pelo Banco Central para ser captada através das instituições que funcionam como correspondentes bancárias dos bancos cooperativos. As cooperativas Sicredi no Paraná já dispõem de 258 unidades de atendimento em condições de fazerem captações da poupança Sicredi.
Como funciona - Qualquer cidadão pode abrir uma Poupança Sicredi. Não é necessário ser associado nem maior de idade. Os trâmites ocorrem como na abertura de uma caderneta de poupança qualquer. A grande vantagem da Poupança Sicredi é que os recursos aplicados podem ser imediatamente emprestados para o crédito rural. As comunidades que querem fortalecer a economia local podem aplicar nessa poupança, pois os tomadores, os agricultores das mesmas comunidades, injetarão novamente esses recursos na economia local através da compra de insumos agrícolas ou pagamento de serviços. A Poupança Sicredi tem a mesma remuneração e garantia da poupança tradicional. O diretor do banco Sicredi, Pedro Iria, afirma que essa poupança será um instrumento poderoso para alavancar recursos para o financiamento da agricultura, com a vantagem da agilidade, pois os recursos disponíveis numa comunidade podem ser emprestados imediatamente.
Sistema - O Sicredi um sistema de crédito cooperativo formado por 127 cooperativas de crédito do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Surgiu em 1996, com a integração das cooperativas do Paraná e Rio Grande do Sul no Sicredi. Tem mais de 800 unidades de atendimento e 700 mil associados, administra mais de R$ 4 bilhões em recursos dos associados e controla o Banco Cooperativo Sicredi. É reconhecido como o primeiro e mais organizado sistema de crédito cooperativo brasileiro. Instituiu, pioneiramente, o Fundo Garantidor, que através de um fundo garante todos os recursos aplicados pelos associados de quaisquer cooperativas do sistema. No Paraná, o Sicredi já tem 175 mil associados e administra, através de 258 unidades de atendimento, mais de R$ 907 milhões em recursos dos associados. É a principal instituição financeira nos municípios do interior do Estado, em número de unidades de atendimento. Adota, como um dos fortes apelos de marketing, o fato de ser “a instituição financeira das comunidades”.