Diagnosticada gripe do frango nos EUA e Canadá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os produtores de frango no Brasil devem ficar em alerta, segundo informações divulgadas recentemente, o avanço da influenza aviária, conhecida como "gripe do frango" e que surgiu no continente asiático, teve confirmação da sua presença em aves dos Estados Unidos, em Delawere, onde surgiu uma variedade diferente do H5N1, que afetas os países da Ásia. Nesta quinta-feira (11), recebemos um comunicado da Organização Internacional de Epizootias (OIE), de que no último dia 18 de fevereiro foi diagnóstico de Gripe aviária altamente patogênica no Canadá, mais precisamente na província de Colômbia Britânica.

Restrições - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), preocupado com o avanço da doença, ampliou para dez o número de países com restrições de vendas do Brasil de aves vivas, carne de frango "in natura", produtos e sub-produtos avícolas não submetidos a tratamentos capazes de tornar inativo o vírus da doença. O ministério também intensificou a vigilância nos portos e aeroportos a partir de uma maior rigidez no controle das bagagens originárias desses países.

Alerta - Segundo Ana Cláudia da Rosa, fiscal federal do Mapa para o setor de aves e ovos, é importante que os produtores de frango, em caso de suspeita de qualquer enfermidade nas aves, que notifiquem imediatamente as Delegacias Federais da Agricultura ou as regionais da Seab no interior. Já o gerente do Programa Nacional de Sanidade Avícola, Egon Vieira da Silva, recomenda que não sejam permitidas visitas aos estabelecimentos avícolas, de pessoas oriundas dos países que apresentam a enfermidade.
Monitoramento - Maior exportador mundial de aves, o Brasil nunca teve qualquer caso de gripe do frango, porém, o país precisa reforçar seus mecanismos de controle do material importado e manter um monitoramento constante de plantéis de aves.

Conteúdos Relacionados