DIA C I: Celebração no PR foi um show de inovação, alegria e cooperação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No sábado (03/07), as cooperativas do Paraná comemoraram o Dia Internacional do Cooperativismo juntamente com o Dia C – Dia de Cooperar em um evento promovido pelo Sistema Ocepar, com muita inovação e diversão, evidenciando as ações solidárias e transformadoras realizadas pelo cooperativismo paranaense em todas as regiões do Estado.

Novidades - Pelo segundo ano consecutivo, a celebração foi realizada em formato on-line, mas com muitas novidades. Após se inscrever no hotsite do Dia C, os participantes puderam acessar a plataforma que transportava para o local do evento e navegar pelo ambiente virtual, composto por estandes do Sistema Ocepar, movimento SomosCoop, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Sistema S, auditório e, o principal, os estandes das cooperativas que fazem parte da Expo PRCoop, uma feira virtual montada como vitrine para mostrar as ações alusivas ao Dia C organizadas individualmente ou em intercooperação, e que estão fazendo a diferença na vida das pessoas da comunidade, contribuindo especialmente para reduzir os impactos da pandemia de Covid-19. No hall de entrada, há ainda um Mural de Recados, em que os visitantes podem deixar suas mensagens.

Visitação - A Expo PR foi aberta no sábado (03/07), às 13h30, mas poderá ser visitada ao longo desta semana por meio do hotsite do Dia C (https://www.diacparana.com.br). “Temos 40 estandes que mostram as atividades que as cooperativas fazem em prol da solidariedade, cumprindo hoje 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Então, de fato, as cooperativas estão fazendo um trabalho muito bom”, disse o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boeche, na live ocorrida no auditório durante a comemoração do Dia C.

Solução – “O cooperativismo é uma solução para as pessoas, para a sociedade, para a economia. Nós fomos treinados para competir, e competir também é importante. Mas, muito mais importante, é aprender a cooperar. Nós precisamos ensinar as pessoas que, se elas cooperarem entre si, o mundo se torna muito melhor. Essa é mensagem que eu quero deixar para todos”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, na abertura do evento, após falar sobre a importância do cooperativismo e os resultados obtidos pelas cooperativas paranaenses em todos os ramos de atuação no Estado: agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, consumo e trabalho, produção de bens e serviços.

Desenvolvimento econômico e social- “O cooperativismo é desenvolvimento econômico e social. Sua missão vai além do apoio ao cooperado, para que ele prospere em sua atividade e, assim, tenha mais renda, mais qualidade de vida e mais oportunidades para toda sua família”, ressaltou também a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira, ao dar as boas-vindas aos participantes, juntamente com a analista de cooperativismo, Fabianne Ratkze. “O que também difere o cooperativismo é o seu envolvimento com a comunidade. São muitas ações solidárias e voluntárias colocadas em prática no dia a dia e que ajudam a transformar a realidade de quem mais precisa. Por aqui, todo dia é Dia de Cooperar. E hoje é um evento de celebração. Um momento para se orgulhar de ser cooperativista. De prestigiar todas as cooperativas pelo trabalho bonito, importante e comprometido, que tanto bem faz para milhares de pessoas”, complementou Fabianne.

O Dia C - O Dia C – Dia de Cooperar – é um movimento nacional coordenado pelo Sistema OCB, desenvolvido com apoio das organizações estaduais e vinculado aos ODS. O objetivo é estimular e dar visibilidade a ações voluntárias, contínuas e transformadoras. As ações do Dia C ocorrem durante todo o ano, porém, no primeiro sábado de julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, é realizado um grande evento de celebração, em que o destaque principal é o protagonismo das cooperativas nas comunidades em que estão presentes.  Este ano, 221 cooperativas paranaenses inscreveram projetos do Dia C – considerando as agências de cooperativas de crédito e entrepostos das cooperativas agropecuárias. Somando todas as iniciativas, são 451 ações cadastradas no programa.

Agro Fraterno - Uma outra novidade deste ano nas celebrações do Dia C é que as cooperativas estão sendo incentivadas a aderir a um movimento também liderado pelo Sistema OCB, juntamente com a CNA/Senar e entidades do Instituto Pensar (IPA), o Agro Fraterno. “Essa é uma iniciativa importante e está baseada no tema do Dia Internacional do Cooperativismo desse ano: Juntos podemos reconstruir um mundo melhor. Nós estamos num momento de reconstrução, devido às enormes dificuldades causadas pela pandemia. E o cooperativismo não parou. Ele teve que continuar, caso contrário, nós teríamos muito mais problemas. Imagina se uma agroindústria parasse. Além das pessoas terem o perigo de se contaminar e ficar doente, elas ficariam desabastecidas. Então, o cooperativismo assumiu um compromisso, ou seja, lutar para que haja o abastecimento pleno de alimentos para toda a população e nós contribuímos para isso. Baseado também no sétimo princípio do cooperativismo, que é a preocupação que a cooperativa deve que ter com a comunidade em que está inserida, a OCB, junto com as organizações estaduais, está estimulando o cooperativismo brasileiro a fazer doações de alimentos por ocasião do Dia C”, explicou o presidente do Sistema Ocepar. “Essa é a nossa contribuição para aquelas pessoas que, infelizmente, perderam o emprego, ou suas empresas, o seu trabalho e a sua renda, e estão com dificuldade em obter alimentos. Então, nós queremos fazer essa doação, especialmente nesse Dia Internacional do Cooperativismo, para que as pessoas se sintam melhor e possam reconstruir as suas vidas. Essa é a missão que temos agora e vamos realizá-la plenamente”, frisou Ricken.

Todos os ramos - O superintendente do Sescoop/PR lembrou que, apesar do nome, o Agro Fraterno não envolve somente as cooperativas agropecuárias. “É um movimento para todo o cooperativismo. Nós sabemos que algumas cooperativas do ramo crédito e saúde, por exemplo, estão engajadas nessa campanha. Fizemos um levantamento muito rápido na semana passada e conseguimos apurar que já foram mais de 90 toneladas de alimentos doados pelas cooperativas paranaenses. Nós entendemos que temos um potencial muito grande. Acreditamos que, dentro do Dia C, o Agro Fraterno vai ser o grande expoente deste ano. Então, quem quiser participar, procure a sua cooperativa”, afirmou Boesche.

Registro - Ele também ressaltou a importância de fazer o registro, tanto das doações do Agro Fraterno, como dos projetos do Dia C. “Nós precisamos computar esses números até para que possamos demonstrar tudo de bom que o cooperativismo está fazendo pela sociedade”, acrescentou.

Cadastro - As doações para o Agro Fraterno podem ser cadastradas pelo endereço eletrônico https://cadastro.agrofraterno.com.br/index.php/745528?lang=pt-BR. Já as ações do Dia C devem ser registradas por meio do site: https://diac.somoscooperativismo.coop.br/.

Conteúdos Relacionados