DESPESA COM PEDÁGIO É DE R$ 80 MILHÕES NAS EXPORTAÇÕES DE GRÃOS

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Com o novo reajuste do pedágio nas rodovias paranaenses, o transporte da safra paranaense para o Porto de Paranaguá deixará nas praças de pedágio mais de R$ 80 milhões por ano, segundo cálculo feito pela Gerência Técnica e Econômica da Ocepar. O cálculo foi baseado no transporte rodoviário de 65% das 14,5 milhões de toneladas de soja e milho escoadas pelo porto de Paranaguá. Segundo estudo da Ocepar, são necessários 350 mil caminhões de 5 eixos para transportar a safra para o porto, ao custo médio de R$ 229,40 no trajeto ida e volta. Naturalmente, quando há carga de retorno, o custo de produção cai para a metade, mas isso raramente ocorre na época de safra, pois a importação é praticamente nula em relação às exportações.

O custo de cada produto ? Considerando trajetos de ida e volta, o pedágio participa com 5,47% do valor da venda do milho e 2,25% do valor da soja e 1,21 do valor do adubo, apenas para o percurso retorno. Mas sobe a 40,95% no custo do calcário, em função do baixo custo do produto. Ainda segundo a Ocepar, o impacto é muito pequeno nos produtos de maior valor agregado, como os automóveis, onde o custo médio do pedágio representa apenas 0,09% do valor do produto. Ocorre que enquanto uma transporta 27 toneladas de soja no valor de R$ 12.3777,50, um caminhão cegonheiro transporta no mínimo 12 automóveis, que valem no em média 20 vezes mais que a carga de soja, ou R$ 250 mil. Os números aqui apresentados têm por base de cálculo o preço de R$ 11,30 por saca de milho de 60 kg e de R$ 27,50 por saca de soja de 60 kg e os custos médios do pedágio no Paraná.

(Tabela 1 - Influência do pedágio no produto agrícola. Simulações com retorno, em valores atuais.)

Proposta de custo diferenciado ? Considerando a diferença do impacto do pedágio entre os produtos de baixo valor agregado (calcário, fertilizantes, soja e milho) com o de alto valor agregado, como automóveis e máquinas, a Ocepar propôs que o governo estudasse a implantação de uma tabela diferenciada, de acordo com o produto. No entanto, essa proposta não teve acolhida.

O custo em cada trajeto ? Para pagar o pedágio entre Maringá e Paranaguá, considerando um caminhão de 5 eixos que não terá frete de retorno, o produtor precisará de 21 sacas de milho. Em cada praça de pedágio deixará o equivalente entre 1,1 a 1,33 sacas, com exceção da praça de São José dos Pinhais, a mais cara de todas, cujo custo será de 2,04 sacas. Veja o custo total do pedágio entre quatro centros de produção agrícola e Paranaguá:

1. Maringá a Paranaguá, ida e volta, caminhão 5 eixos: R$ 238,00.

2. Cascavel a Paranaguá, ida e volta, caminhão 5 eixos: R$ 278,00

3. Foz do Iguaçu a Paranaguá, ida e volta, caminhão 5 eixos: R$ 346,00

4. Campo Mourão a Paranaguá, ida e volta, caminhão 5 eixos: R$ 174,00

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