DESEMPENHO: Brasil lidera ranking de combate à mudança climática

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Brasil encabeça o ranking de combate à mudança climática, publicado nesta segunda-feira (14/12) pela Ong Germanwatch e a rede CAN - Climate Action Network - organizações não-governamentais europeias. Pela primeira vez desde que o indicador começou a ser medido, um país emergente ocupa a liderança da lista, superando países desenvolvidos economicamente como a Suécia, a Alemanha e a Noruega.

O Brasil obteve nota 68, o que o coloca no grupo dos países cujo desempenho no combate à mudança climática é considerado "bom". No mesmo grupo ficaram a Suécia (67.4), Grã-Bretanha e Alemanha (65.3), França (63.5), Índia (63.1), Noruega (61.8) e México (61.2). No fim da lista, entre os países com desempenho "muito ruim", figuram o Canadá (40.7) e a Arábia Saudita (28.7).

Avaliação - Esta foi a quinta edição do índice de desempenho da mudança climática que avaliou as medidas que estão sendo tomadas em 57 países e as comparou com o que está sendo feito em outras nações e o que a organização considera necessário ser feito para evitar um aumento de 2º C na temperatura do planeta. Como as Ongs consideram que "nenhum país está se esforçando o suficiente para prevenir uma perigosa mudança climática", nenhum desempenho foi considerado "muito bom", o que deixou vazias as três primeiras posições do ranking. As duas Ongs elogiaram a melhora do marco legal de proteção ao clima no Brasil. Mas adotaram uma postura cautelosa em relação à desaceleração do ritmo de desmatamento que reduziu as emissões de carbono do país. (Globo Rural, com informações da Agência Brasil)

Conteúdos Relacionados