CORUMBATAÍ DO SUL: Grupo tenta viabilizar cooperativa de produção de frutas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um grupo de 11 pessoas, composto por produtores de maracujá do município de Corumbataí do Sul, a cerca de 110 quilômetros de Maringá (Norte do Estado), esteve na manhã desta quinta-feira (01/03) na sede da Ocepar, em Curitiba, para discutir a possível formação de uma cooperativa de fruticultores. O grupo de fruticultores já reúne mais de duzentos produtores da região de Corumbataí do Sul em uma associação, a Associação de Produtores de Corumbataí do Sul, mas pretende formar uma cooperativa para comercializar a produção de frutas, uma vez que através da associação a comercialização é complicada, pois ela não pode emitir notas fiscais.

Cooperativismo - Os produtores foram recebidos por Sigrid Ritzmann e Izaías Lopes, ambos da Gerência de Auto Gestão e responsáveis pela orientação nos casos de constituição de novas cooperativas. Os produtores assistiram a um vídeo sobre o cooperativismo e foram orientados a realizar um estudo de viabilidade. Sigrid Ritzmann e Izaías Lopes esclareceram vários dúvidas do grupo sobre o funcionamento de uma cooperativa, explicando peculiaridades tributárias e administrativas. As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. A engenheira agrônoma da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Elisangeles Baptista de Souza, acompanhou o grupo de produtores.

Alternativa - Segundo Carlos Alves de Souza, secretário da Associação e produtor, a legislação dificulta a atuação dos agricultores através da associação. “Através da Faep ficamos sabendo sobre cooperativas”, contou Souza, acrescentando que assim decidiram procurar a Ocepar. O presidente da associação, Gerson Cruz, também participou da reunião e aproveitou para esclarecer suas dúvidas em relação ao funcionamento de uma cooperativa.

Conteúdos Relacionados