COPROSSEL: Dia de Campo traz alta tecnologia, inovação e valorização das mulheres do agro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O tradicional Dia de Campo da Coprossel, desenvolvido na quinta e sexta feira (23 e 24/03), em Laranjeiras do Sul (PR), mais uma vez foi um sucesso. A cooperativa apresentou alto nível de informações para o crescimento e fortalecimento do agronegócio aos participantes. De acordo com o engenheiro agrônomo da Coprossel, Marcio Dulnik, o Departamento Técnico encerrou essa edição do evento com a missão cumprida e isso foi possível porque a cooperativa conta com uma equipe comprometida e profissionais altamente preparados, com o apoio de representantes de empresas que trazem o que há de melhor do agronegócio mundial. “Apresentamos o que temos de mais novo e melhor em tecnologia para o campo, por isso temos na nossa região de atuação altas produtividades. Agradecemos toda a família Coprossel, produtores, a organização, alimentação, logística e também aqueles que ficaram na cooperativa enquanto nós estávamos no Dia de Campo”, afirmou Dulnik.

Mulheres do agro e do cooperativismo - Com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), cerca de 150 mulheres reuniram-se, na manhã de quinta-feira (23/03), para uma palestra com a jornalista e apresentadora do Tarobá Rural e CEO do Portal SouAgro Sirlei Benetti. O tema foi “A potência do cooperativismo e do agro”. As participantes foram mulheres ligadas à agropecuária regional, associadas, esposas ou filhas de associados da Coprossel e mulheres ligadas Sociedade Rural do Centro Oeste do Paraná.

Papel fundamental - “A intenção é mostrar sempre às mulheres que tudo que elas fazem é cooperativismo. É um papel fundamental na vida de todos, pois nossa casa nada mais é do que cooperar um com o outro para o bem do outro”, destacou Sirlei Benetti.

Conhecimento - Para ela, a valorização que a cooperativa tem mostrado às mulheres é algo que vem chamando atenção, pois as mulheres precisam cada vez mais adquirir conhecimento para aplicar nas propriedades rurais.

Espetacular - Na avaliação da advogada Marilia Piovesan, que representou as mulheres da Sociedade Rural, a palestra foi espetacular. “Podemos ver mulheres de diferentes faixas etárias se manifestando e saindo da dormência na qual foram colocadas, não só por serem mulheres, mas principalmente pela hostilização de serem do campo, que durou muito tempo. Hoje, vimos mulheres se manifestando e dizendo que sentem orgulho de fazerem parte do agro”, declarou.

Resultado - Para Lindamir Stunder, que faz parte do núcleo Feminino Coprossel, o Dia de Campo é uma iniciativa da Coprossel muito importante pela questão da apresentação das novas tecnologias, as novas variedades que melhor se adaptam. “Enfim, é uma aula que propicia o agricultor de viver o que melhor vai desempenhar lá, no seu e no seu campo, que quanto melhor tiver a tecnologia, mais resultado vai ter e é o que nós sempre buscamos”, detalha Lindamir, que também participou da palestra com as mulheres.

Duplamente interessante - Segundo a estudante Ingrid Eduarda, a participação foi duplamente interessante. “Primeiramente a gente se interessa por estar na agricultura, né? Eu também me interesso aqui por conta do meu curso, que eu faço técnico e porque é a oportunidade de ver coisas diferentes”, relata.

Exposição de produtos - Além da palestra, no Dia de Campo Coprossel as mulheres empreendedoras também tiveram oportunidade de expor seus produtos no estande do Núcleo Feminino Coprossel. Nesse espaço especial do grupo de Mulheres da Coprossel, Carmem Regina aproveitou para vender os sousplats (suportes para prato) de crochê que ela mesmo faz. Além disso, foi no grupo das mulheres que ela virou a chave para participar ainda mais das atividades no campo.

Orgulho - “Eu acho que isso para nós foi um tesouro, porque eu, por exemplo, fiquei 30 anos no mato criando meus filhos e me dedicando, ajudando, trabalhando, fazendo comida. Aí minha irmã disse: eu vou dar o seu nome eu para você ir fazer um curso importante. O meu filho estava estudando em Cascavel. Aí comecei minha vida, retomei tudo de volta. Fui fazer, renovei minha carteira de motorista e ganhei um carro do meu esposo e vim até Laranjeiras. Renovou minha vida. Hoje saio junto, vou viajar com as mulheres. Sou integrante do grupo com maior orgulho”, conta a produtora rural e integrante da Coprossel, Carmem.

Espaço - Para o presidente da Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, a cooperativa, desde sua fundação, em 1991, tem se dedicado para proporcionar esses espaços com objetivo de trazer as inovações para região. “Por conta de condições climáticas, estamos agora em plena colheita. Mas, mesmo assim, tivemos boa partição no evento. Vemos aqui e na colheita que estão sendo realizados os resultados e números para mostrar e responder a pergunta porque nossos produtores saíram de produtividade de 120, 130 sacas para mais de 200 sc por alqueire. Nossa região já foi uma das regiões de menor produtividade do estado, e hoje não perdemos pra ninguém, ou seja, somos muito competitivos e alcançamos altas produtividades”, afirmou.

Sucesso - De acordo com ele, mais uma vez o objetivo do Dia de Campo foi alcançado com sucesso. “Parabenizamos todo departamento técnico, pessoal envolvido nos bastidores, Núcleo Feminino Coprossel e as empresas parceiras, que são agentes de pesquisa e desenvolvimento, e toda essa inovação chega até o produtor por meio da Coprossel”, finalizou Paulo Pinto. (Imprensa Coprossel)

Conteúdos Relacionados