COPAGRIL: Cooperativa e municípios firmam parceria para Cooperjovem

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Viabilizado pela Cooperativa Agroindustrial Copagril e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), os prefeitos e representantes dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Quatro Pontes e Pato Bragado assinaram na manhã desta segunda-feira (26/02), o convênio com a Copagril para implantação do programa Cooperjovem em 10 escolas da rede municipal de ensino. Em Rondon, ele será implantado nas escolas de Curvado, Novo Horizonte, Novo Três Passos, Porto Mendes e São Roque; em Mercedes, será na sede e no distrito de Três Irmãs; e em Entre Rios, Pato Bragado e Quatro Pontes, todas na sede. O programa foi implementado pela Copagril em 2006, numa parceria com a prefeitura de Marechal, nas escolas de Iguiporã e Margarida, com o objetivo de estimular a formação de uma consciência inicial sobre cooperação e cooperativismo no público infantil da rede oficial de ensino. Com estes novos convênios, a Copagril totaliza parceria com 12 escolas municipais. De acordo com o presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, a Copagril visa contribuir com a formação social de toda a comunidade onde atua.

Qualidade de vida - “Levar conhecimento e oportunizar a melhoria da qualidade de vida das pessoas que integram o cooperativismo, bem como de toda a sociedade na qual a Copagril atua é um dos nossos princípios. Neste ano totalizamos 12 escolas, mas temos como meta, gradativamente, implantar o Cooperjovem em todos os municípios da área de ação da Copagril, sendo, São José das Palmeiras, Santa Helena, Guaíra e Mundo Novo e Eldorado, no Mato Grosso do Sul”, afirma Chapla.

Municípios – O município de Marechal Cândido Rondon foi o primeiro a aderir ao Cooperjovem. Neste ano, serão sete escolas participantes. De acordo com o prefeito, Edson Wasem a iniciativa da Copagril, em parceria com os municípios é importante para preparação intelectual dos jovens estudantes. “Eu vejo o cooperativismo hoje como uma das formas sociais mais integrantes e sólidas de todo o mundo. As pessoas que integram o cooperativismo têm uma vivência diferente, trabalham de forma coletiva e sabem o verdadeiro valor do produto. A parceria com a Copagril vem trazendo um aprendizado positivo às crianças, com respaldo de uma empresa que tem pessoas preparadas para repassar esses conceitos”, enfatiza Wasem.

Mercedes - Em Mercedes, o programa será implantado neste ano em duas escolas. Para o prefeito de Mercedes, Vilson Schwantes, a parceria com a Copagril já existe em outras áreas, e agora, na educação, deverá ser exemplo na formação de futuras lideranças. “Estamos muito satisfeitos com as parcerias já realizadas em questões do meio ambiente e agricultura de forma integrada. Através desta nova parceria, nosso objetivo é manter o espírito do cooperativismo nas crianças, e pro conseqüência, em seus familiares, contribuindo ativamente para agregar valor às atividades do meio rural”, afirma Schwantes. Além do diretor presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, do prefeito de Rondon, Edson Wasem e do prefeito de Mercedes, Vilson Schwantes, participaram da solenidade, o diretor vice-presidente da Copagril, Elói Darci Podkowa; o diretor secretário, Márcio Buss; a assessora de assuntos sociais, Cremilde Andreolli; o prefeito de Entre Rios do Oeste, Rogério Dirceu Lerner; a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes, Clotilde Rossato, representando o prefeito Silvestre Kuhn; o secretário de Educação de Pato Bragado, Ernesto Kronbauer, representando a prefeita, Normilda Koehler, além dos demais secretários municipais, diretores das escolas e professores. (Imprensa Copagril)

Conteúdos Relacionados