COPAGRIL: A FORÇA DO COOPERATIVISMO NO OESTE
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Renegociações - O presidente da cooperativa também destaca entre os aspectos positivos e que marcaram o ano de 2001 está a conclusão do alongamento de seu passivo, efetuado através do Pesa e do Recoop, "o que nos possibilitou novos investimentos", frisou. Na sua mensagem aos cooperados, Chapla fez questão de destacar o bom momento vivido pela cooperativa. "Acreditamos que iniciamos uma fase que será marcada pelo desenvolvimento e crescimento sustentado, aliado a isso, vislumbramos um cenário muito promissor, capaz de impulsionar o setor produtivo agropecuário. E é com este entusiasmo que queremos agradecer a todos que não mediram esforços para conquistar o direito de produzirmos mais e melhor", destacou.
Um pouco da história - Produzir, gerar riquezas, fazer do trabalho profissão de fé, unir esforços para o bem comum, cooperar, isso é o que faz há mais de três décadas as famílias de agricultores do Oeste do Paraná, integrados na Cooperativa Agrícola Mista Rondon - a Copagril. Ela é o resultado da vocação de homens e mulheres para o trabalho comunitário, para integração de propósitos e de ações, para o repartimento dos frutos. A Copagril começou a ser sonhada no início da década de 60. Quando os agricultores enfrentavam todo tipo de dificuldades especialmente atravessadores que ficavam com a maior parte dos frutos de seu trabalho. Uma assembléia realizada em Marechal Cândido Rondon, em 09 de agosto de 1970, marcou a fundação da Copagril, naquela época, os fundadores eram apenas 29, mas tinham força de quem sabe decidir seu destino. E apenas um mês após a assembléia de fundação garantiram o inicio de atividades da Cooperativa em instalações alugadas em Marechal C. Rondon.
Estrutura - A Copagril possui entrepostos na Sede, em Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Entre Rios do Oeste, Guaíra, São José da Palmeiras, Sub-Sede, Bela Vista, Margarida, São Roque, Porto Mendes, Pato Bragado, Iguiporã, Dr. Oliveira Castro, no Estado do Paraná, e Mundo Novo, no Estado do Mato Grosso do Sul. Hoje a cooperativa é fator de sustentação estabilidade para o homem que produz nos campos e sua família. Eles tem participação direta na vida da cooperativa, através dos núcleos cooperativos, conselho consultivo, dos clubes de jovens e dos clubes femininos. Ela garante a seus associados os mais diversos serviços de apoio como assistência técnica agronômica e veterinária, inseminação artificial e recebimento e beneficiamento de cereais. O recebimento da produção é crescente prova de confiança dos cooperado sem sua entidade, pela média dos últimos anos, 1milhão e trezentas sacas de soja ao ano, 1 milhão e quinhentas sacas de milho, mais 10 mil toneladas de carne suína, e 45 milhões de litros de leite ao ano.
Investimentos - A capacidade total de armazenagem passa de 300 mil toneladas ou 6 milhões de sacas. Estes números são altamente expressivos, o que pode ser medido como comparativo em termos regionais. A Copagril recebe mais de 50% de toda produção agrícola e pecuária de sua área de atuação. Em alguns casos passa de 80%. Procurando garantir a seus associados à agregação de valores a matéria-prima, a cooperativa investiu na industrialização com a Fábrica de Rações e concentrados para suínos, bovinos, aves e peixes. Três unidades de beneficiamento de algodão, duas no Paraná e uma no Mato Grosso do Sul. A Copagril também produz derivados de leite e carne suína em conjunto com a Central Sudcoop. Com a Central Cotriguaçu a Copagril possui uma central de produção de calcário, um grande moinho de trigo e um terminal portuário no Porto de Paranaguá.
Pequenos - A Copagril volta sua atuação principalmente para os mini e pequenos produtores rurais, que formam 90% de seu quadro associativo, mas todos recebem a mesma atenção, dimensionada a suas necessidades e interesses. A importância da Copagril para as localidades onde atua é expressa também pela geração de mais de 6 milhões de reais ao ano em tributos e recolhimentos diversos ao poder público. Vale ressaltar que a cooperativa é responsável por uma expressiva arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais em toda área de atuação.
Tecnologia - A cooperativa dá grande impulso à produção e produtividade, disseminando novas tecnologias. O setor de pesquisa e desenvolvimento faz experimentos de cultivares e defensivos agrícolas, avalia sua eficiência e difunde técnicas que resultam em mais rentabilidade para os produtores. Onde está o interesse do homem do campo e de sua família, junto está a cooperativa. Ela é fruto do trabalho da identidade de objetivos e da fé de seus associados de que juntos constroem um tempo melhor para todos, e onde todos colhem os frutos da cooperação. O que está no Estatuto da Copagril é levado religiosamente a pratica, preservação e melhoria da qualidade de vida econômica e social de seus associados e de todas as comunidades que absorvem há 30 anos os frutos da atuação da Cooperativa Agrícola Mista Rondon - a Copagril.