COPAGRIL: A FORÇA DO COOPERATIVISMO NO OESTE

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Na última sexta-feira, a Copagril - Cooperativa Agrícola Mista Rondon, realizou sua Assembléia Geral Ordinária, com a presença do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski e de aproximadamente 600 cooperados e seu familiares, dirigentes e lideranças locais. No relatório apresentado pelo Conselho de Administração, a cooperativa encerrou o exercício de 2001 com um faturamento bruto de R$ 143,3 milhões, 14,94% acima ao ano anterior (2000). Foram recebidos no período, 1.659.222 sacas de soja, 1.987.875 sacas de milho, 124.535 sacas de trigo, 252.611 arrobas de algodão, 9.539.693 quilos de suínos, 50.918.357 litros de leite entre outros produtos. O quadro social permanece estável, com 3.554 cooperados, dez a menos que o ano anterior. As despesas com pessoal em relação ao faturamento continuam na descendência segundo o relatório. Desde 1998, com a implantação de alguns programas estratégicos, como por exemplo o Projeto "Repensando a "Copagril", é que os custos diminuíram. Em 1998 estas despesas correspondiam 6,41% do faturamento, em 2001 foi de apenas 4,57%. "Com uma estrutura mais organizada, dinâmica e enxuta, alcançamos a redução nos custos em todas as áreas, e conseqüentemente, a obtenção de ótimos resultados", destaca o presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla.

Renegociações - O presidente da cooperativa também destaca entre os aspectos positivos e que marcaram o ano de 2001 está a conclusão do alongamento de seu passivo, efetuado através do Pesa e do Recoop, "o que nos possibilitou novos investimentos", frisou. Na sua mensagem aos cooperados, Chapla fez questão de destacar o bom momento vivido pela cooperativa. "Acreditamos que iniciamos uma fase que será marcada pelo desenvolvimento e crescimento sustentado, aliado a isso, vislumbramos um cenário muito promissor, capaz de impulsionar o setor produtivo agropecuário. E é com este entusiasmo que queremos agradecer a todos que não mediram esforços para conquistar o direito de produzirmos mais e melhor", destacou.

Um pouco da história - Produzir, gerar riquezas, fazer do trabalho profissão de fé, unir esforços para o bem comum, cooperar, isso é o que faz há mais de três décadas as famílias de agricultores do Oeste do Paraná, integrados na Cooperativa Agrícola Mista Rondon - a Copagril. Ela é o resultado da vocação de homens e mulheres para o trabalho comunitário, para integração de propósitos e de ações, para o repartimento dos frutos. A Copagril começou a ser sonhada no início da década de 60. Quando os agricultores enfrentavam todo tipo de dificuldades especialmente atravessadores que ficavam com a maior parte dos frutos de seu trabalho. Uma assembléia realizada em Marechal Cândido Rondon, em 09 de agosto de 1970, marcou a fundação da Copagril, naquela época, os fundadores eram apenas 29, mas tinham força de quem sabe decidir seu destino. E apenas um mês após a assembléia de fundação garantiram o inicio de atividades da Cooperativa em instalações alugadas em Marechal C. Rondon.

Estrutura - A Copagril possui entrepostos na Sede, em Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Entre Rios do Oeste, Guaíra, São José da Palmeiras, Sub-Sede, Bela Vista, Margarida, São Roque, Porto Mendes, Pato Bragado, Iguiporã, Dr. Oliveira Castro, no Estado do Paraná, e Mundo Novo, no Estado do Mato Grosso do Sul. Hoje a cooperativa é fator de sustentação estabilidade para o homem que produz nos campos e sua família. Eles tem participação direta na vida da cooperativa, através dos núcleos cooperativos, conselho consultivo, dos clubes de jovens e dos clubes femininos. Ela garante a seus associados os mais diversos serviços de apoio como assistência técnica agronômica e veterinária, inseminação artificial e recebimento e beneficiamento de cereais. O recebimento da produção é crescente prova de confiança dos cooperado sem sua entidade, pela média dos últimos anos, 1milhão e trezentas sacas de soja ao ano, 1 milhão e quinhentas sacas de milho, mais 10 mil toneladas de carne suína, e 45 milhões de litros de leite ao ano.

Investimentos - A capacidade total de armazenagem passa de 300 mil toneladas ou 6 milhões de sacas. Estes números são altamente expressivos, o que pode ser medido como comparativo em termos regionais. A Copagril recebe mais de 50% de toda produção agrícola e pecuária de sua área de atuação. Em alguns casos passa de 80%. Procurando garantir a seus associados à agregação de valores a matéria-prima, a cooperativa investiu na industrialização com a Fábrica de Rações e concentrados para suínos, bovinos, aves e peixes. Três unidades de beneficiamento de algodão, duas no Paraná e uma no Mato Grosso do Sul. A Copagril também produz derivados de leite e carne suína em conjunto com a Central Sudcoop. Com a Central Cotriguaçu a Copagril possui uma central de produção de calcário, um grande moinho de trigo e um terminal portuário no Porto de Paranaguá.

Pequenos - A Copagril volta sua atuação principalmente para os mini e pequenos produtores rurais, que formam 90% de seu quadro associativo, mas todos recebem a mesma atenção, dimensionada a suas necessidades e interesses. A importância da Copagril para as localidades onde atua é expressa também pela geração de mais de 6 milhões de reais ao ano em tributos e recolhimentos diversos ao poder público. Vale ressaltar que a cooperativa é responsável por uma expressiva arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais em toda área de atuação.

Tecnologia - A cooperativa dá grande impulso à produção e produtividade, disseminando novas tecnologias. O setor de pesquisa e desenvolvimento faz experimentos de cultivares e defensivos agrícolas, avalia sua eficiência e difunde técnicas que resultam em mais rentabilidade para os produtores. Onde está o interesse do homem do campo e de sua família, junto está a cooperativa. Ela é fruto do trabalho da identidade de objetivos e da fé de seus associados de que juntos constroem um tempo melhor para todos, e onde todos colhem os frutos da cooperação. O que está no Estatuto da Copagril é levado religiosamente a pratica, preservação e melhoria da qualidade de vida econômica e social de seus associados e de todas as comunidades que absorvem há 30 anos os frutos da atuação da Cooperativa Agrícola Mista Rondon - a Copagril.

Conteúdos Relacionados