COPAGRÍCOLA: Cooperativa também é finalista em prêmio nacional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coopagrícola - Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa também chegou à final da 11ª edição do Prêmio Mérito Fitossanitário na modalidade Empresa com o Projeto Escola no Campo. Além da Coopagrícola já havíamos noticiado neste informe de que a Coopermibra - Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, também é uma das finalistas com o trabalho de diagnose de doenças foliares da soja (Projeto Olho vivo).

Educação ambiental - Desenvolvido em parceria com a empresa Syngenta, o Projeto Escola no Campo é realizado nas escolas municipais dos municípios de Palmeira, Ivaí e Ponta Grossa. "O Escola no Campo é um projeto que leva educação ambiental para as crianças. Como os alunos são de municípios onde a economia é basicamente voltada para o agronegócio, nós como cooperativa queríamos aproveitar e disseminar a filosofia cooperativista. Então criamos o Projeto com o objetivo de envolver a escola participante e também comunidade onde está inserida", explica a assessora de marketing da Coopagrícola, Sandra Maria Sovinski.  No encerramento do Projeto Escola no Campo, é feita a seleção das melhores ações de cada município e as escolas campeãs são premiadas com um computador.

Resultados - No ano passado, houve a participação de 1300 alunos. Ao todo, foram elaborados 19 projetos ambientais. Segundo Sandra, o resultado obtido foi fantástico. Como exemplo, ela conta que uma das escolas participantes adotou um rio poluído e, além de organizar a limpeza, promoveu manifestações públicas pedindo apoio da comunidade e das autoridades. "Uma outra fez uma blitz ecológica com a entrega de árvores e ainda plantou centenas de mudas. Outra organizou a coleta seletiva de lixo na sua comunidade, inclusive, criando a função de catador para uma pessoa desempregada que passou a ter remuneração com a venda deste lixo", disse. O Projeto, que terá continuidade em 2008, ganhou a inclusão do município de Ipiranga. Com isso, o número de participantes sobe 1600 estudantes.

Satisfação e surpresa - É a primeira vez que a Coopagrícola participa do Prêmio Mérito Fitossanitário. "A Cooperativa está bastante satisfeita e orgulhosa, pois nossos objetivos foram alcançados. Não esperávamos ficar entre os finalistas, pois somos uma cooperativa pequena e temos idéia da imensidão e da importância deste Prêmio", afirma.

 

Sobre o prêmio - O Prêmio Mérito Fitossanitário é concedido pela ANDEF - Associação Nacional de Defesa Vegetal, para os melhores programas de fitossanidade desenvolvidos por empresas associadas, pelos canais de distribuição (cooperativas e revendas) e pelas entidades gerenciadoras de centrais de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas apresentaram.

Categorias - Os trabalhos são classificados em categoria: Indústria, Canal de Distribuição e Campo Limpo, e concorrem nas modalidades de: Empresa, Profissional e Projeto de Educação e Treinamento.. A escolha dos finalistas aconteceu depois das apresentações feitas pelos participantes no dia 29 de abril, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, em Piracicaba-SP. O prêmio será entregue no dia 29 de maio, no auditório da Coplacana, também em Piracicaba-SP.

Conteúdos Relacionados